Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira aqui a lista dos municípios que estão recebendo o Bolsa Família antecipadamente

Quase 1,9 milhão de famílias residentes em 197 municípios receberam o pagamento do Bolsa Família antecipadamente. Confira!

Nesta quinta-feira (18), quase 1,9 milhão de famílias residentes em 197 municípios declarados em situação de emergência ou estado de calamidade pública receberam os repasses do Bolsa Família, independentemente do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário titular.

Assim, a medida, adotada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), visa garantir que as famílias atendidas pelo programa possam sacar os benefícios sem precisar aguardar o cronograma habitual. Veja mais detalhes do pagamento antecipado!

Pagamento antecipado do Bolsa Família

Portanto, os contemplados pela unificação do calendário do Bolsa Família são Alagoas, Amapá, Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, impactando diretamente milhares de famílias que vivem em situações adversas. Dessa forma, o investimento total para a ação é de R$ 1,32 bilhão.

Veja também:

Desenrola Brasil para MEIs e pequenas empresas deve ser lançado em março de 2024

Além disso, os moradores das regiões afetadas podem realizar o saque do benefício sem uso de documentos ou cartão. Ademais, o MDS também prorrogou os prazos para atualização cadastral desses beneficiários. Adicionalmente, a pasta também tem feito repasses de recursos extraordinários para a rede de assistência social dessas regiões.

mão de mulher negra segurando cartão do Bolsa Família e cédulas de real e colocando esses itens dentro de uma bolsa marrom
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

Municípios contemplados

Por fim, confira a lista dos municípios contemplados pela antecipação do pagamento do Bolsa Família neste mês de janeiro:

  • Alagoas: Maceió;
  • Paraná: Adrianópolis, Barracão, Goioerê, Manfrinópolis, Planalto, Porto Barreiro, Tunas do Paraná, Candói, Pinhal de São Bento e Piraí do Sul;
  • Rio de Janeiro: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e São João do Meriti.

Além desses municípios, diversas cidades nos estados de Amapá, Amazonas e Santa Catarina também tiveram o Bolsa Família liberado antecipadamente. Dessa forma, clique aqui para conferir a lista completa. 

No entanto, aqueles que não são residentes desses municípios, irão receber o benefício de acordo com o cronograma habitual, que segue de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário titular – clique aqui para conferir.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com