Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como irá funcionar o plano de combate a fraudes no Bolsa Família e CadÚnico

O governo anunciou um novo plano que tem o objetivo de prevenir fraudes no Bolsa Família e no CadÚnico. Veja mais!

Na última segunda-feira (18), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou um novo plano que tem o objetivo de prevenir fraudes no Bolsa Família e no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Assim, essa iniciativa é um marco no esforço para assegurar a integridade e a eficácia desses programas..

Dessa forma, o documento detalha oito ações estratégicas e anuncia a formação de dois grupos técnicos especializados. Assim, esse plano surge não apenas como uma estratégia imediata, mas como um modelo de aprimoramento e fiscalização contínua para futuras gestões. Veja mais detalhes!

Plano de combate a fraudes no Bolsa Família e CadÚnico

Em 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou graves falhas nos programas sociais do governo federal, como divergências de renda, inconsistências nos dados familiares, e uma preocupante desatualização nas informações. Assim, tais problemas destacam não só a vulnerabilidade dos programas a manipulações e fraudes, mas também a urgência em adotar medidas corretivas.

Diante disso, esse novo plano busca garantir que o auxílio chegue a quem realmente necessita. Dessa forma, trata-se de um esforço para blindar contra abusos e desperdícios, maximizando os recursos disponíveis e direcionando-os efetivamente a quem precisa.

Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site para verificar aumento do Bolsa Família.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Ações do plano devem aumentar eficiência da fiscalização

Por fim, embora detalhes específicos sobre as ações planejadas ainda estejam sendo finalizados pelos grupos técnicos, o anúncio enfatiza uma pluralidade de frentes. Dentre elas, aprimorar a qualidade das informações no banco de dados do CadÚnico e aumentar a eficiência da fiscalização por meio de tecnologia avançada.

Veja também:

Bolsa Família: governo dá início a desbloqueio de famílias unipessoais; saiba mais

Enfim, à medida que 2024 avança, espera-se que este plano não somente reduza significativamente os casos de fraude, mas também aperfeiçoe a gestão de programas tão cruciais para a sustentação de milhões de brasileiros. 

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com