Confira como ter acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica e pagar menos na conta de luz
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício que oferece descontos de até 65% na conta de energia. Saiba mais!
No Rio de Janeiro, um programa do governo federal vem fazendo a diferença no orçamento doméstico de milhares de famílias. Trata-se da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um benefício que oferece descontos de até 65% na conta de energia.
Assim, a Light, distribuidora responsável por fornecer energia em 31 municípios do Estado, tem feito um esforço contínuo para aumentar o número de beneficiários, identificando clientes elegíveis que ainda não estão cadastrados no programa.
Dessa forma, até o momento, mais de 380 mil famílias dentro da área de concessão da Light foram cadastradas no TSEE em 2023, mas a estimativa é de que mais de 918 mil lares têm o direito ao desconto.
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Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica
Portanto, para ser elegível à Tarifa Social de Energia Elétrica e ter desconto de até 65% na conta de luz é preciso que as famílias atendam aos seguintes critérios:
- Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa;
- Ter entre os membros da família beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
- Famílias com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 4.236), que possuam em casa pessoas com doença ou deficiência que precisem do uso contínuo de aparelhos elétricos e que estejam no CadÚnico.
Assim, é importante ressaltar que os critérios de elegibilidade contemplam todos os residentes da moradia, não se restringindo apenas ao titular da conta de energia.
Como solicitar o desconto na conta de luz?
Enfim, os interessados em aderir ao programa da Tarifa Social de Energia Elétrica no Rio de Janeiro precisam reunir a seguinte documentação antes de contatar a Light:
- Número de Identificação Social (NIS) ou número do BPC/Loas;
- CPF;
- Documento de identificação com foto;
- Número da instalação presente na conta de luz.
Por fim, para formalizar o pedido, os clientes podem escolher um dos seguintes canais de atendimento da Light:
- Agência virtual;
- WhatsApp: (21) 99981-6059;
- Disque-Light: 0800-021-0196.
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