Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira como ter acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica e pagar menos na conta de luz

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício que oferece descontos de até 65% na conta de energia. Saiba mais!

No Rio de Janeiro, um programa do governo federal vem fazendo a diferença no orçamento doméstico de milhares de famílias. Trata-se da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um benefício que oferece descontos de até 65% na conta de energia. 

Assim, a Light, distribuidora responsável por fornecer energia em 31 municípios do Estado, tem feito um esforço contínuo para aumentar o número de beneficiários, identificando clientes elegíveis que ainda não estão cadastrados no programa. 

Dessa forma, até o momento, mais de 380 mil famílias dentro da área de concessão da Light foram cadastradas no TSEE em 2023, mas a estimativa é de que mais de 918 mil lares têm o direito ao desconto.

Veja também:

Desvendando o 13º salário: tudo o que você precisa saber

Quem tem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

Portanto, para ser elegível à Tarifa Social de Energia Elétrica e ter desconto de até 65% na conta de luz é preciso que as famílias atendam aos seguintes critérios:

  • Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa;
  • Ter entre os membros da família beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
  • Famílias com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 4.236), que possuam em casa pessoas com doença ou deficiência que precisem do uso contínuo de aparelhos elétricos e que estejam no CadÚnico.

Assim, é importante ressaltar que os critérios de elegibilidade contemplam todos os residentes da moradia, não se restringindo apenas ao titular da conta de energia. 

Redução tarifas elétricas
Imagem: KT Stock photos / Shutterstock.com

Como solicitar o desconto na conta de luz? 

Enfim, os interessados em aderir ao programa da Tarifa Social de Energia Elétrica no Rio de Janeiro precisam reunir a seguinte documentação antes de contatar a Light:

  • Número de Identificação Social (NIS) ou número do BPC/Loas;
  • CPF;
  • Documento de identificação com foto;
  • Número da instalação presente na conta de luz. 

Por fim, para formalizar o pedido, os clientes podem escolher um dos seguintes canais de atendimento da Light:

Imagem: KT Stock photos / Shutterstock.com