Confira como tirar o novo RG em seu estado
Com a emissão do novo RG, o documento atual irá cair em desuso. Dessa forma, confira como emitir o novo documento!
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, até o momento, 2 milhões de novas Carteiras Nacional de Identidade (CNI) foram emitidas. No entanto, apenas 11 estados estão emitindo o novo RG.
Dessa forma, o governo federal prorrogou até 11 de janeiro o prazo para os estados e o Distrito Federal começarem a emitir o documento, embora o prazo inicial fosse até a última segunda-feira (6).
Assim, neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei n.º 14.534/2023, que dispõe sobre a Carteira de Identidade Nacional e estabelece o CPF como número único e suficiente para que o cidadão seja identificado nos bancos de dados de serviços públicos.
Estados que já estão emitindo o novo RG
Portanto, os estados que já estão emitindo o novo RG, segundo o portal G1, são:
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Goiás;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
Desse modo, aqueles estados que não começaram a emitir o novo documento têm mais dois meses para se adequarem para a emissão. Entretanto, a Polícia Civil do Distrito Federal informou que dará início à emissão do novo RG na segunda quinzena deste mês de novembro.
Como emitir o novo documento
Enfim, com a emissão do novo RG, o documento atual irá cair em desuso de forma gradual nos cadastros. Nesse sentido, para solicitar o novo documento é preciso que o cidadão vá até a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja atendimento.
Veja também:
Passagens aéreas podem ser pagas com FGTS e em condições especiais; confira
Além disso, para solicitar é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, podendo ser em formato físico ou digital. Então, o documento será emitido em papel de segurança ou em cartão de plástico e também será expedido em formato digital.
Por fim, vale destacar que a primeira via do novo RG e as renovações são gratuitas. Todavia, para a emissão de uma segunda via, a taxa varia conforme o estado. Ademais, caso o cidadão queira o documento em plástico, haverá uma cobrança extra.
Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com
No tags for this post.