Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira o passo a passo para se tornar beneficiário do Bolsa Família

Periodicamente, o governo federal inclui novas famílias no Bolsa Família. Confira o passo a passo para se tornar beneficiário!

Em 2023, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou o maior programa de transferência de renda do Brasil, o Bolsa Família. Assim, atualmente, cerca de 21 milhões de famílias são contempladas com o programa social em todo o Brasil, recebendo pelo menos R$ 600 mensais.

Dessa forma, para ter acesso ao Bolsa Família é preciso cumprir alguns pré-requisitos, sendo que os principais deles são renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa e ter inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Veja também:

Truque secreto para fugir do trânsito em São Paulo sem levar multa

Passo a passo para se tornar beneficiário do Bolsa Família

Portanto, para solicitar a inclusão no Bolsa Família, as famílias devem procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima de sua residência e seguir os passos abaixo:

  • No CRAS, informar que deseja se cadastrar no CadÚnico;
  • Apresentar os documentos necessários: CPF, título de eleitor, RG original, certidão de nascimento, carteira de vacinação e comprovante de matrícula escolar (caso tenha filho);
  • Após fornecer as informações necessárias, haverá o envio de seu pedido ao Governo Federal que fará a análise;
  • Ao ser aprovado, você receberá uma notificação. Além disso, receberá o cartão do benefício, que permitirá a consulta do número do Número de Identificação Social (NIS).

Assim, vale destacar que a aprovação no Bolsa Família não é imediata, pois depende de liberação do governo, que acontece periodicamente.

Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site para verificar aumento do Bolsa Família.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Calendário de pagamento – fevereiro

Por fim, confira o calendário de pagamento do Bolsa Família de fevereiro, que ocorre de acordo com o último dígito do NIS do beneficiário titular do programa social:

Último dígito do NISData do Pagamento
116 de fevereiro
219 de fevereiro
320 de fevereiro
421 de fevereiro
522 de fevereiro
623 de fevereiro
726 de fevereiro
827 de fevereiro
928 de fevereiro
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com