Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira os 9 carros mais econômicos do país

Está a procura de um veículo? Nesta matéria, confira a lista dos 9 carros mais econômicos, de acordo com o estudo do Inmetro.

Para quem procura um veículo novo, seja pelo motivo que for, existem alguns pontos relevantes a se considerar. Por exemplo, quanto ele custa, qual o seu consumo de combustível, e quanto custa a sua manutenção. E convenhamos, em tempos de alta da inflação, qualquer economia é muito bem-vinda.

Sempre de olho nisso, o Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, geralmente faz um estudo do consumo de todos os produtos, incluindo os carros disponíveis no Brasil. A partir desse estudo, o consumidor consegue ver quais são os produtos mais econômicos, e neste caso, os carros mais econômicos.

Nesse sentido, a maioria dos brasileiros busca um carro que gaste pouco combustível. E, pensando nisso, vamos te mostrar, a seguir, uma lista com os 9 carros mais econômicos.

Os 9 carros mais econômicos da atualidade

Os primeiros lugares nesta lista são os veículos híbridos. Em suma, eles são os carros mais econômicos dentre os que usam combustíveis comuns, como a gasolina. Por outro lado, a lista segue também com carros comuns, com motores de combustão.

Para se ter ideia, o veículo que tem o menor gasto de gasolina pode fazer mais de 30 quilômetros com apenas 1 litro no tanque. E os outros dois veículos que vem em seguida, fazem 26 e 25 quilômetros, respectivamente. Por outro lado, a lista segue com carros comuns, com motores a combustão.

Abaixo, veja a lista com os carros mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro: 

  1. Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid: faz 26,9 km/L na estrada e 30,3 km/L na cidade;
  2. Volvo XC60 Recharge: faz 24,3 km/L na estrada e 26,7 km/L na cidade;
  3. Jeep Compass 4xe: faz 24,2 km/L na estrada e 25,4 km/L na cidade;
  4. Citroën C3: faz 14,1 km/L na estrada e 9,3 km/L na cidade;
  5. Peugeot 208: faz 14,7 km/L na estrada e 10,4 km/L na cidade;
  6. Volkswagen Polo TSI: faz 16,4 km/L na estrada e 9,6 km/L na cidade;
  7. Honda HR-V: faz 13,9 km/L na estrada e 8,8 km/L na cidade;
  8. Fiat Fastback: faz 14,6 km/L na estrada e 8,4 km/L na cidade;
  9. Jeep Gladiator: faz 7,4 km/L na estrada e 6,5 km/L na cidade.

É o fim dos motores de combustão?

Como mencionado anteriormente, os carros híbridos começaram a ganhar espaço no Brasil, e se tornaram uma opção interessante diante da alta dos combustíveis. A partir disso, questiona-se se esse pode ser o fim dos motores de combustão.

Em suma, essa é uma tendência que vem crescendo em muitos países, por conta da preocupação com as consequências do aquecimento global. Exemplo disso é a França e o Reino Unido, que, até 2040, pretendem extinguir a venda de veículos com motores convencionais.

Assim, além de serem carros mais econômicos, os modelos híbridos também auxiliam em outra questão: a tentativa de frear o aquecimento global e suas consequências, que têm causado fenômenos climáticos intensos em todos os cantos do mundo.

Imagem: Mikbiz/shutterstock.com