Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira quais são as instituições mais processadas do país

Descubra quais são as instituições mais processadas do Brasil. O INSS está no topo do ranking com quase 4 milhões de ações judiciais

Superando grandes bancos e entidades governamentais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocupa o topo da lista como a instituição mais acionada na justiça no país. De acordo com o mais recente estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o órgão enfrenta cerca de 3,8 milhões de ações judiciais.

Assim, a grande quantidade de ações, especialmente aquelas relacionadas a benefícios por incapacidade, reflete desafios sistêmicos dentro do INSS. Quase 1,3 milhão de litígios, ou cerca de 34% do total de casos contra o INSS, envolvem pedidos de benefício por incapacidade temporária ou permanente.

INSS no topo da lista

Dessa forma, o excesso de processos não apenas sobrecarrega o sistema judiciário, mas também resulta em custos elevados para os cofres públicos e em longas esperas para os segurados. Estudos indicam que resolver esses casos na esfera administrativa poderia ser até dez vezes mais barato.

Assim, a judicialização, muitas vezes, é consequência de uma análise deficiente ou lenta dos pedidos dos beneficiários, que se veem obrigados a recorrer ao judiciário para garantir seus direitos. Cada processo judicial envolve custos com honorários, além de juros e correções monetárias, inflando ainda mais o custo para o governo.

Veja também:

Como viajar economicamente: dicas para explorar o mundo com orçamento limitado

Diante dessa realidade, o INSS tem buscado melhorar seus sistemas e processos internos. O presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, menciona o aprimoramento do Atestmed — um sistema que permite a submissão de laudos médicos online, que pretende mitigar a necessidade de perícias presenciais e, assim, diminuir o número de casos que chegam aos tribunais.

Malhete de juiz de madeira.
Imagem: Zolnierek / Shutterstock.com

Instituições mais processadas do Brasil

Por fim, confira as instituições mais processadas do Brasil:

  1. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  2. Caixa Econômica Federal;
  3. Banco Bradesco;
  4. Banco do Brasil;
  5. Governo do Estado de São Paulo;
  6. Governo do Estado do Rio Grande do Sul;
  7. Ministério da Fazenda;
  8. Banco Pan;
  9. Banco BMG;
  10. Advocacia Geral da União (AGU).

Imagem: Zolnierek / Shutterstock.com