Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confirmado: Selic sobre para 10,75% ao ano

O Copom do Banco Central (BC) aumentou, nesta quarta-feira (02), a taxa básica de juros de 9,25% para 10,75% ao ano. Desde o mês de julho de 2017, a taxa Selic estava abaixo dos dois dígitos. Neste período, a redução se deu por conta de uma inflação em queda e uma atividade econômica praticamente parada.

Ademais, o BC sinalizou que o ciclo de aperto, que começou em março de 2021, não chegou ao final. Isso se dá, por conta de uma inflação ainda resistente e que ameaça estourar a meta pelo segundo ano seguido. Entretanto, disse em seu comunicado que, com relação aos seus próximos passos, o comitê estima neste momento, a diminuição a redução do ritmo de ajuste da taxa Selic em sua próxima reunião.

Confirmado: Selic sobre para 10,75% ao ano

Na reunião anterior, que ocorreu em dezembro, o BC aumentou a taxa em 1,5 ponto percentual e mostrou que faria nova alta do mesmo tamanho, no início deste ano. Sendo assim, o mercado já esperava uma alta na taxa Selic deste tamanho. Ademais, agora o comitê se reunirá nos dias 15 e 16 de março.

Em seu comunicado, o BC afirma que: “O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”.

Ademais, segundo o BC, uma possível redução, mesmo que parcial, do aumento nos preços das commodities internacionais em moeda local, faria pressão para a inflação reduzir. Entretanto, as políticas fiscais podem impactar de forma negativa sobre os preços, e o prêmio de risco do Brasil. Segundo o BC, a incerteza em relação ao setor fiscal, segue aumentando a inflação, e consequentemente, a Selic.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com