Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Congresso cogita volta do Auxílio Emergencial de R$ 600

Após o carnaval, a pauta do Auxílio Emergencial voltou a ser discutida. Inicialmente, o Governo Federal confirmou que não tem o objetivo de retornar com os pagamentos do Auxílio Emergencial. Portanto, o Ministério da Cidadania optou por não prorrogar o projeto que chegou a atender cerca de 39 milhões de pessoas no ano passado e finalizou no último mês de outubro. 

Todavia, muitos representantes estão tentando fazer com que o auxílio emergencial de R$600 retorne. Segundo informações de bastidores, vários deputados estão querendo voltar a debater o retorno do benefício. Em entrevistas recentes, vários parlamentares disseram que irão tornar a discutir esse assunto nos próximos dias.

O deputado federal, Renildo Calheiros (PSB-PE), afirmou que “esse auxílio é muito importante para milhões de brasileiros que ficaram completamente desassistidos na pandemia que ainda persiste. Muitos nem foram incluídos no Auxílio Brasil. Isso tem causado enorme sofrimento a essa imensa parcela da população”.

Dados oficiais do Ministério da Cidadania confirmam que aproximadamente 25 milhões de pessoas ficaram sem nada depois do fim do Auxílio Emergencial em outubro do ano passado. O Ministro João Roma disse que isso iria acontecer caso o benefício chegasse ao fim.

Dessa forma, apenas uma pequena parcela dos contemplados pelo Auxílio Emergencial conseguiram ser aceitos no Auxílio Brasil. Na época, o Governo Federal afirmou que conseguiu cadastrar cerca de 3 milhões de pessoas no programa social. Mas a questão é que, como disse o Deputado Renildo, nem todos os brasileiros conseguiram o benefício.

Sobre o retorno do auxílio

Outro defensor fiel ao programa é o pré-candidato à presidência da república, André Janones. Em entrevista recente ao Poder 360, Janones afirmou que “pobre não é o problema! Colocar dinheiro na mão do pobre vai melhorar a economia.”

“Existem dados que mostram que teve um aumento de mais de 100% na arrecadação de tributos oriundos do Auxílio Emergencial. Eu costumo dizer o seguinte, pobre não poupa! E não poupa, não é porque ele não quer, é porque ele não pode. É porque ele tem necessidades”, completou Janones, defendendo o Auxílio Emergencial.

Contudo, apesar de uma movimentação nos bastidores, até o momento não há nenhum indício de que o retorno do programa acontecerá de fato. O Governo Federal afirma que não tem condições de pagar o Auxílio Emergencial mais uma vez. As autoridades alegam que não há mais espaço no orçamento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com