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Conheça 6 diferentes formas de cobrança de valores

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A inadimplência é um problema recorrente nas empresas, mas, nos últimos anos, apresentou certo crescimento. As empresas estão correndo o risco de terem grandes prejuízos, podendo também se tornar inadimplentes e, em casos mais graves, chegar à falência.

Portanto, realizar a cobrança dos valores devidos é fundamental para a sobrevivência no atual cenário econômico. A cobrança é um serviço delicado e, muitas vezes, constrangedor, que exige tato e sensibilidade. Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo e conheça 6 diferentes formas de cobrança.

  1. TELEFONE E CORRESPONDÊNCIA

As duas maneiras mais comuns de se realizar a cobrança de clientes inadimplentes se dá por meio de ligações telefônicas e correspondências. Essas duas opções são as mais tradicionais e, basicamente, são utilizadas para informar o cliente sobre a pendência financeira e valor atualizado acrescido de multas e juros.

Apesar de o contato telefônico ser uma forma de criar uma relação com o cliente, muita gente hoje não atende o telefone de números desconhecidos e não gosta de receber ligações em horários comerciais.

Já as correspondências, apesar de ter um custo relativamente alto, tem eficácia por se tratar de um documento, onde o registro tem valor legal caso a negociação não fique restrita ao âmbito extrajudicial.

  1. SMS

A utilização de SMS é uma forma de comunicação direta entre o cliente e a empresa. Por meio dessa alternativa, é possível entrar em contato com o cliente independentemente de sua localidade e disponibilidade.

A utilização do SMS se torna vantajosa devido ao fato de conseguir atingir os clientes que não têm internet no celular, não possuem um computador em casa ou não têm tempo disponível em horário comercial para atender o telefone.

É válido lembrar que quase todo mundo tem um celular hoje em dia. Nem todos utilizam aplicativos de mensagens, mas SMS todos recebem, não é mesmo?

  1. E-MAIL

Mantendo a linha de raciocínio de um cliente atarefado durante o seu horário de trabalho, o e-mail se torna uma alternativa bem interessante. O e-mail é, talvez, a opção mais barata que existe para uma empresa cobrar os consumidores que estão em débito.

A desvantagem é que o uso de e-mails pode não atingir alguns clientes. Não são todas as pessoas que acessam seus e-mails regularmente e isso pode ser um empecilho.

  1. APLICATIVOS DE CELULAR

O método mais ágil utilizado para entrar em contato com um cliente acontece por meio dos aplicativos de celular. WhatsApp e Telegram são os dois principais aplicativos de trocas de mensagem que estão sendo utilizados por empresas para realizar a cobrança de valores devidos.

Esses aplicativos apresentam recursos que permitem às empresas certificarem o recebimento e a leitura das mensagens enviadas. Além disso, é possível criar uma relação mais próxima com o cliente, buscando entender a sua situação e facilitando uma possível negociação entre as partes envolvidas.

  1. TERCEIRIZAÇÃO DO PROCESSO

As atividades relacionadas à cobrança de inadimplentes podem ser desgastantes para ambos os lados. No caso da empresa, pode-se acrescentar ainda o tempo gasto e a necessidade de se contratar profissionais especializados para esta atividade.

É válido ressaltar que já existem plataformas online para recebimento e negociação, facilitando a vida da empresa e, principalmente, dos clientes inadimplentes.

Utilizando as alternativas mais modernas, essas plataformas são capazes de realizar a auto negociação, em que o inadimplente pode negociar 24 horas por dia, sem a necessidade de interagir com um operador especializado.

Realizar a cobrança dos valores devidos pode ser fundamental para a sobrevivência da sua empresa no atual cenário econômico. Terceirizar este serviço pode se tornar uma opção mais efetiva, tanto em termos de custos quanto em termos de prazo.

A terceirização permitirá que você foque no que realmente é importante, deixando a cobrança e seus demais problemas para quem realmente entende do assunto.

6- PROTESTO DE TÍTULOS

O protesto de dívida é um ato formal que comprova a inadimplência de uma pessoa física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de outro documento de dívida sujeito ao protesto. É uma forma de cobrança extrajudicial.

Para protestar uma dívida, o credor deve se dirigir a um cartório especializado e apresentar o documento que comprove o débito em atraso. Dessa forma, ele estará ajudando a tornar a inadimplência pública, além de evitar que a dívida prescreva com o tempo.

Como último estágio antes de recorrer à justiça para receber uma dívida, o protesto extrajudicial é um instrumento essencial para fundamentar uma futura cobrança nos tribunais.

E para agilizar o processo de encaminhamento da dívida para o cartório e acompanhamento do processo de cobrança, você pode contar com o Protesto24h, uma plataforma online de cobrança de dívidas.

Para saber mais, acesse nosso site.

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Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

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