Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça as 5 cidades mais caras do mundo

Anualmente, as grandes metrópoles globais se revezam nas primeiras posições entre as cidades mais caras do mundo

A revista The Economist divulgou, no último dia 22 de novembro, a pesquisa Worldwide Cost of Living Index (Índice Internacional de Custo de Vida) de 2022, realizada pela sua Unidade de Inteligência.

O estudo, feito através da comparação dos preços individuais de 200 produtos e serviços em 172 cidades, realizou o levantamento das cidades mais caras do mundo.

Apesar de não estarem no topo do ranking, as duas cidades que mais subiram na lista foram Moscou (88 posições) e São Petersburgo (70 posições), ambas localizadas na Rússia.

A situação é um dos resultados da guerra entre o país e a Ucrânia.

Alguns fatores colaboram para o alto custo de vida

De acordo com a pesquisa, é possível perceber que as maiores altas são vistas nos preços de combustíveis. No entanto, o alto custo do produto encareceu também os alimentos e grande parte dos serviços.

Na primeira colocação, o ranking das cidades mais caras do mundo apresenta um empate entre Nova York, nos Estados Unidos, e Cingapura, no país homônimo. 

Quais são as cidades mais caras segundo o ranking? 

No topo do ranking que considera 172 cidades do mundo estão:

1- Nova York (EUA) e Cingapura

Como falado anteriormente, as duas cidades empatam em primeiro lugar no mais novo ranking. A metrópole estadunidense na pesquisa de 2021 ocupava o sexto lugar. É a cidade mais populosa dos Estados Unidos, com quase 9 milhões de habitantes.

Entre as atividades que mais se destacam na metrópole estão os setores de finanças, mídia, tecnologia, moda e arte.

Enquanto isso, Cingapura se mantém no topo da lista, desta vez ocupando a primeira posição – o que não é uma novidade para a cidade localizada no Sudeste Asiático.  

A cidade-estado tem o 12° maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Cingapura também se destaca como o quarto principal centro financeiro do mundo e terceiro maior centro de refinação de petróleo.

2- Tel Aviv (Israel)

Em 2021, a cidade israelense esteve na primeira colocação da lista, devido à valorização da moeda local em relação ao dólar americano. Desta vez, a metrópole ocupa o segundo lugar.

A cidade é a segunda maior de Israel, sendo considerada a capital econômica do país. Tel Aviv é bastante conhecida também por sua vida noturna, ganhando a alcunha de “cidade que nunca dorme” e “capital das festas”.

3- Hong Kong e Los Angeles (EUA)

Mais um empate na terceira colocação reúne uma outra cidade asiática a uma estadunidense. Conhecida pelos seus arranha céus, além de seu porto natural, Hong Kong chegou a ser eleita em junho a cidade mais cara do mundo pela pesquisa ECA Internacional.

Os Estados Unidos colocam mais uma cidade entre as cinco mais caras do mundo. Saindo do primeiro lugar, na Costa Leste com Nova York, temos Los Angeles, do lado oposto do país, na Costa Oeste, fechando as cinco primeiras colocações do ranking. 

Los Angeles é a segunda cidade mais populosa do país, ficando atrás de Nova York nesse quesito. LA é mundialmente conhecida por ser um centro internacional da mídia e do entretenimento.

Imagem: Zbynek Jirousek / shutterstock