Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça o Li-Fi, rede que promete ser concorrente do Wi-Fi

A nova rede é padronizada e promete ser concorrente do Wi-Fi e do 5G. Siga na leitura e saiba tudo sobre o Li-Fi!

A nova rede, que estava sendo estudada desde a década passada, finalmente foi padronizada. O Li-Fi deve chegar, em breve, para disputar espaço com o Wi-Fi do seu roteador e até mesmo com a tecnologia 5G que acaba de chegar em grande parte do Brasil.

Assim, logo mais, devemos conhecer a nova rede com luz emitida por lâmpada que promete entregar dados com uma velocidade superior ao 5G. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre o Li-Fi.

Li-Fi chega com promessa de alta velocidade

De acordo com as informações já conhecidas, a novidade conta com padrão 802.11bb. O Li-Fi faz uso de luz ao invés de ondas de rádio, como acontece no Wi-Fi.

Apesar da promessa de alta velocidade, é importante esclarecer alguns pontos sobre a conexão. Uma de suas particularidades é o fato de que a rede somente pode ser confinada em um cômodo, pois seu acesso está protegido e ligado à luz, não atravessando paredes e portas.

Ainda, conforme as informações prévias, a estrutura do Li-Fi está em uma lâmpada LED, sendo que a iluminação do objeto oscila em uma frequência imperceptível aos olhos humanos.

Saiba mais sobre a rede

Diferente do Wi-Fi, que envia dados por ondas de rádio em frequências específicas, o Li-Fi faz isso com a luz. Enquanto um é capaz de atravessar ambiente, o outro é limitado a um único espaço, porém com maior potencial de velocidade.

Como citado anteriormente, a tecnologia é estudada há anos. Mas somente recentemente foi assinado o documento sobre o Li-Fi pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, o IEEE, a mesma associação responsável pela regularização do Wi-Fi

Com alto potencial de velocidade e segurança, a tecnologia, que se encontra em fase de validação, deve, dentro em pouco, tornar-se uma opção de rede fundamental.

Imagem: Lukas Blazek / shutterstock.com