Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consignado do Bolsa Família realmente vai ser criado pelo Lula?

Empréstimo vinculado ao programa foi criado no final do ano passado e agora está suspenso. Veja o que pode acontecer com o Bolsa Família!

Com a transição do Auxílio Brasil para o Bolsa Família, muitos estão se perguntando sobre a possibilidade de um empréstimo consignado vinculado ao programa petista. Assim como houve durante o ano passado com as famílias atendidas pelo auxílio.

O governo Bolsonaro disponibilizou a modalidade de crédito para os cidadãos contemplados pelo programa social, a partir de outubro de 2022, mesmo em meio a diversas críticas de analistas sobre a linha. 

Além disso, o consignado do Auxílio Brasil passou por diversos problemas desde seu lançamento e, atualmente, está suspenso, após decisão do atual governo e da presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. 

Empréstimo no Bolsa Família?

Dificilmente um novo empréstimo consignado será criado pelo presidente Lula (PT) para os beneficiários do Bolsa Família. Isso porque, além do próprio chefe do Executivo, membros da atual gestão já fizeram inúmeras críticas à linha de crédito implementada pelo governo anterior. 

Ademais, um dos motivos para a suspensão do empréstimo nesse momento é a realização de análises para saber se é possível reduzir a taxa de juros, considerada abusiva por analistas financeiros. 

Um dos objetivos do novo governo, inclusive, é diminuir o endividamento entre as famílias brasileiras. Com foco também naquelas que contrataram o serviço de crédito e agora encontram dificuldades para arcar com as despesas. 

Consignado do Auxílio Brasil vai voltar?

Quando a suspensão do consignado do Auxílio Brasil foi anunciada, não foi falado quanto tempo o serviço ficaria paralisado e se ele voltaria a ser ofertado pela Caixa.

Na ocasião, além do motivo da taxa de juros, a presidente do banco afirmou que a averiguação do Cadastro Único também precisaria ser finalizada antes que mais pessoas contratassem o empréstimo. 

Isso porque o governo tem realizado uma atualização na plataforma de dados para identificar possíveis casos de fraude no recebimento do benefício. Nesse sentido, para saber se o empréstimo vinculado ao programa social será retomado, é preciso aguardar. 

Imagem: Cassiano Correia / shutterstock.com