Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consignado é aprovado, mas bancos querem seguir com antecipação do FGTS

O governo acredita que o FGTS Digital seja uma alternativa para a antecipação do FGTS. No entanto, os bancos pensam diferente. Confira!

Recentemente, o governo federal lançou o FGTS Digital. Assim, um dos principais objetivos da plataforma é facilitar a disponibilização de crédito consignado privado aos trabalhadores brasileiros. Assim, a funcionalidade elimina a necessidade de convênio com a empresa empregadora do trabalhador, proporcionando uma alternativa atrativa ao saque-aniversário do FGTS.

No entanto, embora o governo veja a plataforma como uma alternativa ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), segundo o jornal Valor Econômico, instituições financeiras compreendem a plataforma FGTS Digital como um meio de expandir a oferta de crédito consignado privado. 

Assim, o novo consignado não seria uma substituição, mas complementaria as opções existentes para antecipação do saque-aniversário do FGTS. Veja mais detalhes!

Antecipação do FGTS

Cerca de 35 milhões de trabalhadores já optaram pelo saque-aniversário do FGTS, com 19 milhões destes solicitando empréstimos com base no saldo como garantia para antecipação dos valores de saque, cuja taxa de juros fica entre 2,73% e 8%.

Assim, de acordo um relatório da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), a maioria desses trabalhadores que solicitaram o crédito (aproximadamente 75% em 2022) estavam negativados. 

Cofre de porquinho, calculadora, caneta e celular com logo do FGTS
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Nova plataforma

Embora a mudança não seja imediata, os executivos do setor financeiro acreditam que o novo consignado oferecido pela nova plataforma tem o potencial para igualar o volume do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, segundo eles, ainda precisará de algum tempo, para que os trabalhadores se adaptem plenamente a essa nova plataforma.

Veja também:

Governo vê risco de herdar prejuízo de R$ 3 bi por ano em caso de falência da Oi

Enfim, a nova plataforma FGTS Digital tem o potencial para beneficiar até 44 milhões dos 129 milhões de trabalhadores com saldo em contas do fundo. No entanto, é importante notar que o crédito consignado privado compromete até 35% da renda do trabalhador, o que pode dificultar suas finanças já apertadas. 

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com