Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consulta ao lote residual do Imposto de Renda é liberada; confira se você tem direito

Foi liberado o 3º e último lote residual do Imposto de renda para mais de 430 mil contribuintes. Veja se você tem direito a receber.

O terceiro lote residual do Imposto de Renda de 2022 teve liberação na última quinta-feira (22) para um total de 488.637 contribuintes.

De acordo com dados da Receita Federal, desse total, 437.130 são pessoas com prioridade no recebimento. Ou seja, idosos, pessoas em que a maior fonte de renda é o magistério ou que possuem alguma doença grave.

Confira mais sobre o lote residual do Imposto de Renda e como recebê-lo.

Lote Residual do Imposto de Renda será pago esta semana

Ao todo, o imposto irá pagar cerca de R$903,3 milhões e os depósitos poderão ser acessados a partir de 29 de dezembro (quinta). Neste ano, 5 lotes foram liberados conforme calendário oficial do Governo Federal:

  • Lote 1: 31 de Maio;
  • Lote 2: 30 de Junho;
  • Lote 3: 29 de Julho;
  • Lote 4: 31 de Agosto;
  • Lote 5: 30 de Setembro.

Além disso, aconteceram 2 pagamentos de lote residual do Imposto de Renda, em 31 de Outubro e 30 de Novembro. O próximo será o 3º e último lote. A consulta já se encontra disponível.

Como consultar se tem direito ao 3º lote residual do IR

Primeiramente, é válido destacar que o 3º lote extra do Imposto de Renda é distribuído a quem caiu na malha fina e, após isso, regularizou sua situação. Em outras palavras, o valor estava retido pela Receita e teve liberação.

Para verificar se o seu nome consta na lista, é preciso acessar o site Meu Imposto de Renda e buscar na lista de serviços a guia Consultar a Restituição. Em seguida, você deve colocar o número do CPF e a data de nascimento. Dessa forma, será possível consultar o status da declaração e conferir se não há mais nenhuma pendência.

Caso ainda exista divergência ou documento faltante, é necessário que o contribuinte vá até o Portal e-CAC e solucione o problema.

É importante explicar que a restituição do lote residual do Imposto de Renda só é paga após a liberação, na conta do contribuinte, e nunca em conta de terceiros.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com