Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A conta de luz vai ficar mais cara em junho com a bandeira vermelha 2

A cada 100 quilowatts-hora, haverá cobrança adicional de R$ 6,243.

0

A conta de luz vai ficar mais cara a partir de junho, devido a seca na região das hidrelétricas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) citou na última sexta-feira (18), que vai aplicar a bandeira tarifária vermelha no segundo patamar. Ou seja, a cada 100 quilowatts-hora consumidos, haverá uma cobrança adicional de R$ 6,243.

É provável que você goste também

Enel + PicPay: agora você pode pagar a conta de luz e ainda ganhar cashback

Conheça o empréstimo pela conta de luz, disponível até mesmo para negativados

Clientes de 11 estados poderão pagar conta de luz com Pix

A conta de luz vai ficar mais cara em junho com a bandeira vermelha 2

Em maio, a bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, vigorou. A Aneel afirmou que maio foi o primeiro mês da estação seca, nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Dessa forma, registrou condições hidrológicas desfavoráveis.

De acordo com a Aneel, “Junho inicia-se com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos para essa época do ano, o que aponta para um horizonte com reduzida geração hidrelétrica e aumento da produção termelétricas”.

Com isso, a conjuntura pressiona os custos do setor, “levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da bandeira vermelha”, cita a Aneel. O período úmido 2020-2021, teve a pior entrada de água no reservatório das hidrelétricas da história do SIN. Dessa forma, esse cenário mostra a necessidade de acionar mais usinas térmicas, que são mais caras. 

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015, pela Aneel. Ele funciona como uma forma de recompor os gastos extras, com o uso de energia gerado através de usinas térmicas. Vale ressaltar, que essa energia é mais cara que a de hidrelétrica. 

Em suma, a cor da bandeira é impressa na conta de luz. São três bandeiras: vermelha, amarela ou verde. Ela indica o custo da energia, em decorrência das condições de geração de eletricidade. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: UKRAINE / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...