Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Clientes de 11 estados poderão pagar conta de luz com Pix

Uma parceria do grupo Energisa e o Banco do Brasil foi responsável por este feito.

0

Moradores de 11 estados terão a opção de pagar contas de energia por meio do Pix, a nova forma de pagamento instantânea do Banco Central (BC). A possibilidade é válida para clientes das empresas do grupo Energisa e foi projetada juntamente com o Banco do Brasil (BB). 

O QR Code (uma forma complexa de código de barras) será incluído nas contas físicas. Sendo assim, o cliente só vai precisar abrir o app do banco que for correntista, direcionar a câmera para o código e fazer o pagamento.  

É provável que você também goste:

Operações via Pix já superam em 5 vezes as TEDs em 2021

Chaves PIX ultrapassam 159 milhões de cadastros, diz Banco Central

Cuidado: Golpe usa nomes da Caixa e Nubank em falsa transferência Pix

No início, a novidade será disponibilizada apenas a clientes selecionados. Nos próximos 90 dias, o pagamento pelo Pix terá uma abrangência de 8 milhões de clientes das distribuidoras de energia.  

O grupo Energisa opera atualmente nos seguintes estados: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. 

Embora o Banco do Brasil tenha projetado esta possibilidade de pagamento, a ferramenta será disponibilizada para clientes de qualquer banco. 

Com o Pix, que funciona 24 horas por dia, os pagamentos poderão ser feitos de forma imediata, mesmo nos fins de semana e feriados.  

WhatsApp e o Pix 

Desde o mês de novembro do ano passado, os clientes do Banco do Brasil têm a possibilidade de usar o WhatsApp para registrar chaves Pix e realizar pagamentos e recebimentos pelo sistema.  

Nos pagamentos, basta o correntista encaminhar a foto do QR Code para o app de mensagens que o funcionário virtual do BB lê a imagem e termina a transação. 

Já em dezembro, o Banco do Brasil e a Receita Federal começaram o pagamento de alguns tributos federais pelo Pix. A autarquia começou a inserir o QR Code nas novas formas de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). 

Em 2021, a novidade deve ser estendida para os pagamentos do Simples Nacional, regime unicamente para micro e pequenas empresas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Comentários
Carregando...