Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta em débito automático e DDA vão acabar após a chegada do Pix Automático?

O Banco Central anunciou recentemente o lançamento do Pix Automático. Descubra se essa ferramenta vai acabar com o débito automático e DDA!

O Banco Central anunciou recentemente o lançamento do Pix Automático com data marcada para outubro de 2024. Contudo, muitos acreditam que com a chegada da ferramenta, o débito automático e DDA podem acabar extintos.

Dessa maneira, vamos entender mais sobre os detalhes e particularidades do sistema em comparação aos seus concorrentes. Além disso, vamos também ver as opiniões dadas por especialistas sobre o assunto e sua funcionalidade.

Confira os detalhes sobre a novidade do Pix Automático

Embora o serviço da nova ferramenta do Banco Central se assemelhe bastante com o débito automático, os dois possuem uma diferença. Essa é a possibilidade de operar sem convênios entre instituições ou serviços.

Dessa forma, o Pix Automático funciona para realizar pagamentos recorrentes como água, luz, mas também para mensalidades como em academias. Sendo assim, operando sem esse tipo de restrição encontrada para empresas no débito automático.

Além disso, sabe-se que o cadastro de cobranças também deve funcionar para contas com QR Code. Isso porque através do código é possível ter a cobrança cadastrada como recorrente.

Mão segurando celular com logo Pix. Ao fundo, diversas notas de 50 reais, representando o anúncio do Banco Central sobre o Pix Automático e as perspectivas para o débito automático e DDA.
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

Como funciona a cobrança através do método?

Primeiramente, faz-se necessário o aceite por parte do titular da conta que, dando sua autorização, a cobrança torna-se automática. Desse modo, dispensando a necessidade de autenticações específicas a cada transação realizada.

Ademais, o Pix Automático visa compreender os mais diversos serviços, como até mesmo o pagamento de streamings como a Netflix. Ao integrar a maior variedade de serviços possíveis, isso facilita o pagamento por parte dos usuários.

Opinião de especialistas acerca do Pix Automático

“Mesmo que o Pix Automático ganhe popularidade, não necessariamente significa que DDA e débito automático serão completamente extintos. Pode ser que haja uma convivência entre os sistemas, dependendo das necessidades específicas de consumidores e empresa.” comenta Cristiano Maschio, especialista em tecnologia de pagamentos e CEO da fintech Qesh.

Veja também:

Governo Lula está deixando cidades brasileiras no vermelho? Prefeitos fazem pronunciamento

Dessa forma, o cenário de pagamentos nacional prevê que o Pix Automático seja muito utilizado, mas não deve substituir o débito automático e DDA. Portanto, criando um ambiente onde todos os métodos funcionam em equilíbrio e desempenhem papéis distintos.

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com