Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz: bandeira de escassez hídrica pode acabar em abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na sexta-feira da semana passada (25) que os consumidores brasileiros terão mais um mês de contas de luz com cobrança da bandeira de escassez hídrica, mas que abril é previsto para ser o último mês da cobrança.

A bandeira é ainda mais ‘grave’ que a vermelha 2, e apresenta alta de 49,63% em relação à ela.  São cobrados R$14,20 a mais por 100 kWh consumidos no mês.

É provável que você também goste:

Tarifa social: quem tem direito ao desconto de até 65% na conta de luz?

Como receber de volta 60 meses de ICMS pago na sua conta de luz

Esse sistema tarifário é uma cobrança aplicada às contas de luz quando o custo de produção de energia aumenta. Vale lembrar que essa mesma taxa ocorreu também em 2021, devido à crise energética.

A principal fonte de energia do Brasil é a hidrelétrica, sendo responsável por 90% da energia consumida no país. A primeira condição dessa produção é a vazão dos rios, ou seja, o volume de água disponível.

Isso quer dizer que, em períodos de pouca chuva, a geração de energia nas hidrelétricas diminui, e por consequência, o custo de produção aumenta..

A conta de luz poderia ter ficado mais barata meses atrás?

Há indícios que sim. Havia uma expectativa de que, com a volta das chuvas e o aumento nos níveis dos reservatórios, a Aneel poderia antecipar o fim da bandeira mais cara. Isso porque, com o aumento da produção nas hidrelétricas, não seria mais necessário a utilização das usinas térmicas, que custam mais caro.

Porém, os custos da crise energética continuarão recaindo sobre os consumidores. Até o final de abril estará valendo a bandeira tarifária de escassez hídrica, a mesma data que foi anunciada no início da cobrança, em setembro de 2021.

Sobre a tarifa social

Para as famílias que se beneficiam da tarifa social, a bandeira verde na conta de luz continuará em abril. Quem é contemplado por esse benefício não tem custos adicionais de energia.

De acordo com a Aneel, 13,1 milhões de famílias participavam do programa em janeiro. A estimativa da agência é que outras 10,6 milhões de famílias poderão receber os descontos após o cadastramento automático das famílias inscritas no Cadastro Único e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Quer saber se você tem direito a esse desconto? Confira as regras na nossa matéria completa sobre a Tarifa Social.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com