Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta na rede social bloqueada: é possível ser indenizado?

As redes sociais estão se tornando cada vez mais essenciais na vida de todas as pessoas. Alguns usam como uma forma de trabalho, um portfólio, e outras usam para se distrair durante o dia a dia e as pausas no trabalho.

De todos os jeitos, a grande maioria das pessoas está presente ali, o que valida ainda mais a importância das redes sociais na vida da população.

Minha conta foi bloqueada, o que fazer?

Caso a sua conta na rede social tenha sido bloqueada, o primeiro passo a ser feito é entrar no e-mail que você cadastrou na conta e verificar se houve algum tipo de comunicação a respeito do bloqueio.

Dessa maneira, você terá acesso à justificativa pela qual a sua conta sofreu um bloqueio. A partir disso, poderá iniciar um processo judicial a seu favor.

Em se tratando da sua conta ter sido hackeada, a primeira tentativa que você precisa fazer é tentar a recuperação pelos métodos tradicionais que a própria rede social possui. No caso de não haver sucesso, é possível peticionar judicialmente a rede para que a conta seja devolvida ao verdadeiro dono.

Posso ser indenizado?

Se não houver uma justificativa plausível sobre o motivo de sua rede social ser bloqueada, pode sim ser gerado um pedido de indenização. Esse cenário é mais presente nos casos de uso da própria página como trabalho e sustento.

Esse pode ser um dos argumentos a favor da indenização, além de outros como: danos morais e danos patrimoniais, quando se diz respeito a lucros cessantes.

Dessa maneira, o empreendedor digital, consegue recorrer judicialmente aos prejuízos que aconteceram no tempo em que a página dele não estava no ar, conseguindo uma indenização que cubra o valor perdido.

Imagem: Lili.Q / shutterstock.com