Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Contingente de casas com acesso à internet alcança quase 100%, aponta PNAD

O acesso à internet se mantém em alto patamar ao considerar os domicílios de todo o país. Saiba mais sobre a nova pesquisa!

Em 2022, o contingente de casas com acesso à internet banda larga chegou a 99,8%, segundo dados da nova edição da Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílios (PNAD). Quando se trata da realidade de utilização da rede em todo o país, o percentual é de 91,5% no período.

Em contrapartida, 28,8% dos brasileiros não tinham acesso à rede de internet, de nenhum tipo. O motivo era o preço inacessível cobrado pelo serviço. Nesse cenário, vale destacar que em 5,4% das localidades, não havia serviço disponível para acesso dos moradores. 

Além disso, a pesquisa também apresenta o acesso em relação aos diferentes tipos de banda larga, entre as regiões do país. De modo geral, os domicílios contavam com internet fixa e móvel no ano passado, em todas as localidades.

Veja também:

Jair Bolsonaro fica livre de multa de R$ 1 milhão

Uso da internet: tipo de conexão

No ano passado, o uso da internet entre os domicílios, no que refere ao tipo de conexão, era o seguinte:

  • Banda larga móvel: 81,2%; 
  • Banda larga fixa: 86,4%;
  • Banda larga: 99,8%. 

Entre as cinco macrorregiões, a utilização da banda larga registrou os seguintes percentuais:

  • Norte: 99,9%;
  • Nordeste: 99,9%;
  • Centro-Oeste: 99,9%;
  • Sudeste: 99,7%;
  • Sul: 99,7%. 
Internet Brasil desligados
Imagem: Lek_charoen / Shutterstock.com

Acesso à rede se manteve estável ao longo dos anos

Por fim, com base nos dados da pesquisa em questão, é possível observar que o acesso à rede de internet banda larga se manteve estável ao longo dos últimos anos. Desde 2016, início da série histórica, o patamar se manteve na casa dos 99%. 

Nesse sentido, as oscilações mais significativas ocorreram entre os tipos fixa e móvel. Em relação ao ano passado, eram 81,2% dos domicílios com acesso à banda larga móvel. No entanto, em 2016, o contingente era de 77,5%. A banda larga fixa, por sua vez, no início da série registrava 71% e na versão mais recente da PNAD apresenta alcance de 86,4%.

Imagem: Lek_charoen / Shutterstock.com