Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

10 dicas eficazes para controlar os gastos com cartão de crédito

Organização e disciplina são duas palavrinha indispensáveis quando se fala em controle de gastos

Tempo estimado de leitura: 0 minuto

Controlar os gastos no cartão tem se tornado cada vez mais importante quando se fala de gestão financeira. Atualmente, quase todo mundo que você conhece tem pelo menos um cartão de crédito. Inclusive para quem compra na internet, o dinheiro de plástico é fundamental, e sem ele você sequer consegue obter alguns produtos e serviços.

Entretanto, muita gente também perde o controle e acaba se endividando. Pensando nisso, elencamos aqui neste artigo as 10 dicas para você controlar os gastos no seu cartão de crédito. Confira!

10 dicas fáceis e práticas para controlar os gastos no cartão de crédito

Apesar de ser uma facilidade no nosso dia-a-dia, a falta de controle nos gastos do cartão de crédito pode virar uma bola de neve, bagunçando não só a sua renda mensal como também prejudicando os seus objetivos a longo prazo.

Se você percebeu que está exagerando nos gastos mas não sabe como parar, confira agora as 10 dicas que vão te tirar do descontrole no cartão de crédito.

1) Evite parcelar compras no supermercado

Primeiramente, ao fazer as suas compras mensais, saiba que todos os meses você precisará de limite disponível no cartão. Se você parcelar, o seu limite estará cada vez mais reduzido, e nos próximos meses você terá problemas por falta de crédito.

O cartão de crédito pode ser um bom aliado. Todavia, desde que você integre o valor do limite ao seu orçamento, pagando as compras integralmente quando chegar a fatura.

2) Tenha poucos cartões

Não adianta ter uma infinidade de cartões de crédito. Prefira ter no máximo dois cartões, e utilize os seus limites com maturidade. Saiba que você precisa ter o valor da fatura no final do mês. Portanto, nunca extrapole.

Ter poucos cartões também facilita o controle financeiro, simplificando não só o número de faturas no final do mês como te dando mais poder de gestão nos gastos mensais.

3) Conheça as taxas de juros do seu cartão

Faça uma boa análise das taxas de juros praticadas pela operadora do seu cartão de crédito. Entenda o crédito rotativo, e o quanto você terá que pagar a mais caso pague o mínimo da fatura.

O que é crédito Rotativo?

Crédito oferecido ao consumidor quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. O saldo restante, incidem com juros sobre a sua fatura.

4) Mantenha os gastos dentro do seu orçamento

Sempre tenha em mente que o cartão de crédito dá a falsa ilusão que o seu dinheiro não acaba. Portanto, limite-se a gastar dentro do seu orçamento. Ademais, sempre que parcelar, calcule o que você terá que pagar todos os meses.

5) Pague sempre o valor integral da fatura

Em hipótese nenhuma pague o valor mínimo da fatura do cartão de crédito. Programe-se para pagar o valor integral da fatura e utilize novamente o limite, para aproveitar uma boa utilização do seu cartão de crédito e controlar os gastos com isso.

6) Tenha disciplina

Você precisa aprender a se controlar para jamais gastar o que não pode. É óbvio que em algumas situações você pode parcelar um eletrodoméstico. Contudo, se programando para pagar as parcelas mês a mês.

Um hábito simples mas que ajuda muito nisso é colocar todos os gastos na ponta do lápis. Ao anotar todos os gastos do mês fica mais fácil saber quando você pode ou não gastar.

7) Data de vencimento

Coloque a data de vencimento próximo ao recebimento do seu salário ou benefício. Se possível, coloque no débito em conta. Com isso, você não corre o risco de deixar de pagar a fatura, e continua com o seu limite normalmente.

8) Use um cartão de crédito sem anuidade

Se o seu orçamento é apertado, prefira cartões de crédito sem anuidade, como o do Nubank ou Banco Inter. Portanto, você economiza em tarifas e sobra um dinheirinho a mais todos os meses.

9) Programa de recompensas

Verifique se o seu cartão de crédito possui um programa de recompensas. Com isso é possível economizar um bom dinheiro na troca por produtos, como no caso do Mastercard Surpreenda, ganhar descontos em passagens, em ingressos para o cinema, entre outros.

Cashback e programas de milhas também podem ser um recurso para economizar nas compras, e optar por um cartão com esses recursos pode ser uma boa escolha. Você pode conferir os melhores cartões com cashback na nossa matéria completa sobre o assunto.

10) Use um aplicativo de controle financeiro

Existem vários disponíveis no mercado, e são interessantes para que você consiga controlar os gastos. Até mesmo um programa de planilhas, como o Google Planilhas, ou o Bloco de notas, podem ajudar muito nesse controle.

Além disso, o próprio aplicativo do banco tem ferramentas que te auxiliam a ter um controle maior da sua vida financeira.

Dica extra

Algumas pessoas tem uma dificuldade maior em controlar os gastos no cartão de crédito, e pode ser necessário tomar medidas diferentes para evitar o endividamento.

Nestes casos, recomendamos um bom cartão pré-pago. Mas, com essas dicas se seguirem estas dicas, certamente é possível fazer um bom uso, controlar os gastos e obter vantagens no uso do cartão de crédito.

Como sair das dívidas do cartão de crédito?

Infelizmente, nem tudo é como planejamos, e se individar com o cartão, as vezes, é inevitável. Mas, isso não significa que essa situação deve durar para sempre.

Quitar as dívidas do cartão pode demorar, mas com o planejamemto correto, você pode resolver essa situação. O primeiro passo para quitar uma dívida no cartão é fazer o parcelamento dela em um valor que seja fácil de pagar todos os meses.

Mesmo que demore, fazer um parcelamento longo é melhor do que deixar os juros se acumulando. Além disso, você pode tentar entrar em contato com o banco para pedir descontos, o que pode facilitar a quitação do valor.

Por fim, estipule um limite de gastos no cartão de crédito e crie uma reserva de emergência para evitar que isso aconteça novamente. Confira o nosso texto sobre planejamento financeiro.

Imagem: @CardMapr.nl / Unsplash.com