Em meio à crise ocasionada pelo confinamento do coronavírus, com a demissão de milhares de trabalhadores, os Correios abriram processo seletivo para 4.462 vagas para jovem aprendiz em todo o Brasil. Saiba tudo o que precisa fazer para participar da seleção.

É provável que você também goste:

Paulo Guedes quer congelamento do salário de servidores por dois anos.

Link no WhatsApp permite ver se você tem direito ao auxílio emergencial do coronavírus?

Em meio à crise, Correios abrem 4,5 mil vagas para jovem aprendiz

Primeiramente, os candidatos devem ter idade entre 14 e 22 anos completos e cursar, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental ou estarem matriculado e frequentando a escola (caso não tenham concluído o ensino médio).

A formação técnico-profissional dos jovens aprendizes será nas áreas de assistente administrativo ou assistente de logística e nas modalidades de educação presencial ou à distância (EaD). Dessa forma, será oferecida a vaga no curso de assistente administrativo ou assistente de logística, nas modalidades presencial ou à distância, ao candidato aprovado.

Os aprovados terão direito a um salário mínimo-hora, vale-transporte compartilhado, vale-refeição ou alimentação compartilhado em 5% e uniforme da estatal.

A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias, totalizando, no mínimo, 800 horas no decorrer do programa. Ao todo, o programa terá duração entre 12 a 24 meses consecutivos, a critério da administração pública.

Além disso, o programa contempla uma fase teórica, com formação técnico-profissional, e a fase prática, realizada nas instalações dos Correios.

São atribuições do jovem aprendiz:

  • Transportar documentos entre as áreas internas;
  • Receber e expedir documentos;
  • Arquivar documentos;
  • Repor material de expediente;
  • Apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado);
  • Manter arquivos ordenados e atualizados;
  • Executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; realizar serviços reprográficos;
  • Utilizar multimídia e retroprojetor;
  • Realizar atendimento telefônico;
  • Auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado;
  • Prestar informações sobre os serviços e produtos dos Correios, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pela entidade qualificada em formação técnico-profissional.

As inscrições devem ser feitas até 30 de abril pelo site dos Correios. As inscrições são gratuitas. Confira aqui neste link todas as informações da seleção.

O candidato será classificado de acordo com a renda familiar mensal, idade, escolaridade e participação em programas sociais.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Vergani Fotografia via shutterstock