Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS libera empréstimo com 12 parcelas do Saque-Aniversário de uma só vez

Se você tem uma conta do FGTS com saldo, pode conseguir antecipar até 12 parcelas do Saque-Aniversário; entenda como.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser sacado se você estiver no mês de seu nascimento. Neste caso, o Saque-Aniversário precisa ser solicitado entre o primeiro e último dia útil do mês. 

No entanto, se você precisar de mais dinheiro, o seu banco pode antecipar o esse saque do FGTS. Nesses casos, algumas instituições financeiras podem liberar um empréstimo com 12 parcelas do Saque-Aniversário de uma só vez. 

De modo geral, essa categoria de empréstimo é mais fácil, porque, na prática, o FGTS serve como garantia de pagamento. Nesse sentido, não há uma análise de crédito, apenas a consulta ao seu saldo do fundo garantidor. 

Empréstimo usa seu saldo do FGTS como garantia

Bolo de aniversário com velas num fundo azul ao lado da logo do Fundo de Garantia, representando o saque-aniversário
Imagem: Ruth Black / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Assim como todos os empréstimos, essa modalidade também tem taxas de juros. Desse modo, a melhor opção para conhecer esses detalhes é consultar o seu banco e conferir as taxas e a quantidade de parcelas do FGTS que é possível antecipar. 

Veja também: Ex-governador brasileiro morre hoje (20) aos 78 anos

Antes de mais nada, é preciso fazer login do aplicativo do FGTS, que está disponível para Android e iOS. Depois, você precisa seguir duas etapas. A primeira é ativar o Saque-Aniversário, e a segunda é liberar a opção que permite que o seu banco faça a consulta da sua conta.

Etapas para conseguir um empréstimo no FGTS em qualquer banco

Após fazer login no FGTS, você deve encontrar o menu e trocar o Saque-Rescisão pelo Saque-Aniversário. A partir disso, esta modalidade ficará vigente por dois anos. Na prática, isso significa que, se você for demitido durante esse período, não terá direito ao Saque-Rescisão.

Ao longo desse processo, a própria plataforma da Caixa Econômica Federal (CEF) vai apresentar as informações detalhadas sobre o resgate do valor do FGTS. Por fim, para liberar o acesso do seu banco à sua conta do fundo garantidor, siga os passos abaixo:

  • No sua conta do FGTS, clique em “Saque-Aniversário” e, em seguida, escolha a opção “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
  • Feito isso, no próximo passo você deve clicar em “Empréstimo Saque-Aniversário” e digitar o nome da instituição financeira onde você vai solicitar o empréstimo. 

Imagem: Etalbr / shutterstock.com