Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Crédito consignado do INSS poderá ser liberado com biometria

A biometria passará a ser válida em breve e pretende trazer maior segurança e rapidez no pedido do crédito consignado. Entenda o caso!

De acordo com a Instrução Normativa 138, publicada pelo Governo Federal em novembro de 2022, o crédito consignado do INSS passará, em breve, a contar com a opção de biometria para os beneficiários da Previdência Social. Com isso, espera-se maior facilidade e segurança para aposentados e pensionistas.

A proposta visa permitir àqueles que desejam usar a margem do seu consignado para solicitar um empréstimo realizar o procedimento sem a necessidade de comparecer a uma instituição bancária. Contudo, o prazo para iniciar a biometria foi prorrogado para abril, uma vez que os bancos ainda não cumpriram completamente a decisão do INSS.

Febraban informou que bancos aguardam mais informações sobre a biometria

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o motivo pelo qual ainda não há o uso da biometria em todas as instituições que lidam com crédito consignado do INSS é que elas aguardam que governo divulgue as regras de modo completo.

Porém, o INSS já emitiu um comunicado onde informa que quem não se adequar à biometria para o crédito consignado do INSS será descredenciado do serviço. A tecnologia de reconhecimento facial já existe para a abertura de empresas à distância e para a prova de vida do INSS e deverá ser a mesma para a concessão de crédito consignado.

Vantagens e funcionamento da biometria para o crédito consignado do INSS

A biometria é um recurso que valida um procedimento através do reconhecimento e identificação individual de uma pessoa. Ela pode ser feita através de digital ou, como propõe o INSS para a liberação do crédito consignado, pelo reconhecimento facial.

Na prática, os aplicativos e sites dos bancos solicitam, além do documento de identificação pessoal com foto e CPF, que o aposentado e pensionista tire uma foto no momento da solicitação. Dessa forma, ele poderá finalizar o pedido de modo rápido e sem precisar sair de casa.

Atualmente, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) permite que o segurado comprometa até 45% de sua aposentadoria ou pensão com o crédito consignado do INSS. Porém, deste valor total, apenas 35% é relativo ao empréstimo. Isso pois 5% deve ser para cartão de crédito e o restante para o cartão de benefício.

O INSS já informou que não haverá alternativa à biometria. Dessa forma, a validação do empréstimo continuará sendo proibida por telefone ou mensagem. Nestes casos, a ida até à agência bancária continua obrigatória.

Melhor opção de empréstimo para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: fizkes / Shutterstock.com