Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novidade no consignado do INSS irá permitir empréstimos mais rápidos; confira

O recurso irá facilitar a vida de aposentados e pensionistas que querem um empréstimo via consignado do INSS e chega em breve para todos!

O crédito consignado do INSS terá, ainda no primeiro semestre de 2023, um recurso que permitirá uma liberação mais rápida. Isso porque o órgão informou que está regulamentando, junto aos bancos, a biometria dos beneficiários.

Dessa forma, as contratações acontecerão com menor burocracia e muito menos risco de fraudes. Além disso, com o método, o aposentado ou pensionista não precisará comparecer presencialmente até uma agência bancária para solicitar o consignado do INSS.

Instrução Normativa sobre biometria teve aprovação em 2022

O reconhecimento biométrico para a contratação do consignado do INSS foi determinado em 10 de novembro, após a publicação da Instrução Normativa 138/2022.

Segundo o texto, o prazo de adequação dos bancos deveria ter acontecido até o dia 10 de janeiro de 2023. Porém, houve atraso por parte das instituições e uma nova instrução do INSS, publicada dia 13 de fevereiro, prorrogou o prazo final para abril de 2023.

O objetivo é que todos os bancos adotem o procedimento. Caso contrário, eles serão conforme decisão do INSS, descredenciados da oferta deste tipo de serviço. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabran) declarou que “os bancos ainda aguardam o detalhamento por parte do INSS sobre a adequação”.

Uso da biometria para consignado do INSS ainda depende de tecnologia

Segundo fontes relacionadas ao setor bancário, a implementação da biometria para liberar o consignado do INSS de modo virtual ainda passa por algumas dificuldades. Isso porque ela depende de tecnologia específica e da cessão de dados do governo para o uso das instituições bancárias.

Porém, o INSS ressaltou que a mesma ferramenta que autoriza a abertura de empresas de modo virtual e a prova de vida do INSS, chamada de Biovalid, é capaz de resolver a questão.

Até o momento, o que se sabe é que a biometria irá funcionar como uma assinatura do segurado, autorizando o consignado do INSS de modo totalmente virtual. Contudo, a apresentação do documento de identificação e do CPF continua sendo obrigatória.

Por fim, o INSS informa que não haverá alternativa para os contratos via internet para a biometria. Ou seja, o órgão não irá aceitar ligações ou gravações de voz como substituição do reconhecimento biométrico.

Melhor empréstimo consignado para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: 4 PM production / shutterstock.com