Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CRI/CRA: conheça as vantagens desse tipo de investimento isento de impostos

Entenda mais sobre as características de cada um desses investimentos

Quando falamos sobre Imposto de Renda e investimentos, algo de que se deve prestar atenção são as chamadas alíquotas. Isso porque sua cobrança se estende a diversos produtos financeiros. Por isso é importante saber as porcentagens para entender se o investimento é mesmo vantajoso. Entretanto, existem algumas alternativas disponíveis para quem não deseja pagar as taxas. É o caso dos investimentos tipo CRI e CRA. Então, para saber mais sobre o assunto, confira a seguir.

CRI/CRA: saiba mais sobre esse investimento isento de impostos

Dessa forma, é preciso entender que a ausência da alíquota de Imposto de Renda representa um ganho líquido maior. Mas, tenha cuidado. Afinal, algumas opções que possuem essa isenção, como a poupança, já não são mais vantajosas. Nesse caso, a poupança oferece uma das rentabilidade mais baixas do mercado, mesmo sem cobrança de Imposto.

No caso do CRI, ou Certificado de Recebíveis Imobiliários, trata-se de um título de renda fixa que representa a promessa de um pagamento futuro a imóveis. Assim, se uma construtora decide erguer um prédio, vende suas unidades e os compradores financiam seus apartamentos na planta. A empresa recebe o pagamento total ao longo de alguns anos, mas precisa de dinheiro agora para tocar suas operações. Para isso, busca uma securitizadora, que, de forma resumida, vai transformar essas vendas a prazo em títulos negociáveis no mercado.

Já o CRA, ou Certificado de Recebíveis do Agronegócio, funciona de maneira similar ao CRI. A diferença está no setor: o CRA é um título de renda fixa referente ao setor do agronegócio. E funciona do mesmo modo: uma empresa que precisa levantar capital contrata uma securitizadora, que adianta o valor e transforma a dívida em papéis que podem ser comprados por investidores.

Afinal, esse tipo de investimento vale a pena?

Vale dizer que a remuneração de ambos pode ter rendimentos nos formatos pré-fixado, pós-fixado ou atrelado à inflação. Outra vantagem é que, em geral, eles possuem baixa liquidez (podem ser retirados em menos tempo). Por isso, ele pode, sim, valer a pena, dependendo dos seus objetivos.

Por fim, é importante dizer que os investimentos CRI e CRA não contam com FGC, o fundo garantidor de crédito. Desse modo, o investimento se torna um pouco mais arriscado do que outros títulos de renda fixa, como os CDBs. Porém, sua rentabilidade pode ser maior. Portanto, para saber mais, pesquise com sua corretora ou banco sobre esse tipo de investimento e tire todas as suas dúvidas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Tendo / shutterstock.com