Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Criptomoedas apavoram banco que teme crash como de 2008

O crescimento demasiado das criptomoedas sem regulamentação, tem preocupado autoridades econômicas, em especial o vice-diretor de estabilidade financeira do Bank of England (BoE), Jon Cunliffe.

Na última quarta (13), Cunliffe alertou o mundo para um possível desabamento do mercado cripto e comparou à crise de 2008 após o crescimento acelerado do mercado imobiliário nos Estados Unidos.

“Quando algo no sistema financeiro está crescendo muito rápido, e crescendo em um espaço amplamente não regulamentado, as autoridades de estabilidade financeira precisam sentar e prestar atenção”, afirmou Cunliffe, que criticou o salto do valor cripto de US$ 16 bilhões para US$ 2,3 trilhões em cinco anos.

A autoridade administrativa alegou que as criptomoedas são “perigosas” e que “não têm valor intrínseco e são vulneráveis ​​a grandes correções de preços”, combinação que segundo ele, tem grandes chances de colocar em alerta a situação financeira mundial.

“A questão prospectiva é o que poderia resultar de tais eventos, se esses criptoativos continuarem a crescer em escala, se continuarem a se tornar mais integrados ao setor financeiro tradicional e se as estratégias de investimento continuarem a se tornar mais complexas?”, argumentou o executivo.

Em setembro, o diretor do BoE, Andrew Bailey, também criticou as criptomoedas e disse que o Bitcoin “não tem conexão” com dinheiro.

Esses discursos aquecem o pedido de regulamentação dos criptoativos. que desde 2013, tem sido estudada pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, a fim de autorizar fundos indexados (ETFs) vinculados à criptomoeda para aumentar a demanda. No entanto, a proposta tem sido rejeitada, desde então.

Em seu perfil oficial no Twitter, a SEC afirmou que: “Antes de investir em um fundo que tem contratos futuros sobre bitcoin, certifique-se de pesar os riscos e benefícios”, uma postagem vista de forma positiva para os usuários das criptomoedas, que entenderam como um sinal de que em breve os fundos da bolsa possam ser negociados com criptomoedas breve.

De acordo com a Bloomberg, que cita fontes seguras e próximas ao assunto, o órgão regulador pode aprovar esses produtos nesta semana.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Contudo, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Seu Crédito Digital