Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado com o robô do INSS: você pode ter sido vítima, veja o que fazer

Confira as dicas para não ter seu pedido de aposentadoria negado pelo sistema de inteligência artificial do Instituto.

A implementação do sistema de inteligência artificial nas mais diversas áreas visa à aceleração em procedimentos e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é diferente. O Instituto almeja à redução da fila de pedidos de aposentadoria, buscando maior celeridade no processo.

“Robô” do INSS

Conforme especialistas analisaram, o “robô” acaba por indeferir, de maneira equivocada, diversos pedidos, o que acarreta uma grande demanda de recursos contra a autarquia. Segundo análises, a cada quatro pedidos de aposentadoria, três são indeferidos pelo sistema.

Especialistas em previdência não concordam com a utilização de inteligência artificial para analisar os pedidos, visto que cada um deve ser visto de maneira ampla e individual, o que não se faz possível por meio dos robôs.

No entanto, assim sendo, é necessário saber exatamente como preencher e documentar tudo o que é necessário e efetivo aos olhos da inteligência artificial utilizada. Iremos elucidar, a seguir, a melhor maneira de fazer a solicitação, bem como explicar como recorrer em caso de indeferimento do pedido.

Como aumentar a chance de deferimento do pedido com o robô

De início, o mais importante é se atentar aos requerimentos do sistema, bem como a documentação necessária e pedido na categoria correta. Isso se dá porque o sistema pode entender que o benefício é mais simples, levando o segurado a prosseguir com um recurso para revisar a categoria do benefício.

Além disso, as chances de conseguir o benefício de maneira mais célere são quando o trabalhador já tem mais de 180 meses de carência regular, mais de 15 anos de contribuição, e nenhum indicador no extrato CNIS. Abaixo, seguem algumas dicas para facilitar o procedimento:

  • Verifique se você possui idade suficiente para o pedido;
  • Possua todos os documentos necessários em mãos;
  • Confira seu extrato de contribuições por meio do portal Meu INSS;
  • Acompanhe o andamento do pedido no Meu INSS;
  • Caso necessário, acione o judiciário.

Cumprindo com todos os requisitos, as chances são muito grandes de ter seu benefício rapidamente aprovado.

Como proceder em caso de negativa do pedido

Se, mesmo após as dicas, o resultado do pedido ainda for negativo, o que resta é recorrer, através das seguintes opções:

  • Dar entrada em ação judicial;
  • Encaminhar outro pedido;
  • Recorrer ao próprio INSS;
  • Contratar um advogado especializado no tema.

Caso você queira ter certeza de que possui toda a documentação necessária e se enquadre em todos os requisitos para ter garantido seu benefício, é possível contratar um advogado especialista em Previdência para te auxiliar no processo.

Caso opte por fazer o processo sozinho, busque saber se você se adequa aos requisitos, bem como qual a documentação necessária. E, finalmente, sempre acompanhe o andamento do seu pedido pelo Portal Meu INSS, se inteirando de quaisquer atualizações no procedimento.

Imagem: rafapress / shutterstock.com