Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CUIDADO: Golpistas já estão sacando o FGTS da Caixa

O sistema se demonstra muito vulnerável

0

Golpistas utilizam o CPF de trabalhadores para entrar no Caixa Tem e sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de 2021. Segundo dados, foram expostos cerca de 223 milhões de informações sensíveis dos brasileiros.

Essas informações são captadas através da internet e comercializadas por criminosos, entre os dados está o CPF, que é uma das informações necessárias para sacar o FGTS.

É provável que você também goste:

Caixa Tem vai liberar empréstimo para quem ganha Bolsa Família?

Entenda o golpe do Fundo de Garantia

O golpe ocorre quando o CPF de uma vítima é cadastrado no Caixa Tem utilizando um e-mail fake. A partir disso, a instituição financeira deposita o valor na conta achando que é do dono do CPF. Assim os criminosos conseguem sacar o dinheiro para si.

O ponto fraco do sistema do Caixa Tem é a falta de verificação de identidade que há ao realizar o cadastro, onde apenas com alguns dados o criminoso consegue se cadastrar sem maiores problemas.

Como prevenir o golpe do FGTS

Para prevenir o golpe, a medida mais eficaz é realizar o cadastro no app do FGTS o mais rápido possível para administrar o seu saldo.

Como realizar o cadastro no app do FGTS

Para realizar o cadastro basta:

  1. Baixar o aplicativo Meu FGTS (Android | iOS);
  2. Cadastrar uma conta bancária. Assim, ao golpista tentar sacar o dinheiro, o valor é mandado para a conta cadastrada;
  3. Checar saques no extrato da conta. 

A Caixa faz saques automáticos de R$ 1045 e R$ 500 com os códigos COD 19E e COD 50, que ficaram de forma temporária na conta. Caso o usuário não os sacou, o dinheiro é estornado meses depois como reposição.

Mais dicas para manter seu FGTS seguro

Para manter seu FGTS de forma segura e se prevenir de golpes, a Caixa recomenda utilizar somente canais oficiais para obter informações.

Não compartilhar os dados com ninguém, principalmente por mensagens eletrônicas ou em sites que não sejam oficiais.

Ficar atento com sites que prometem coisas surreais.

Enfim, gostou da notícia?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital o YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock

- Publicidade -

Comentários
Carregando...