Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CUIDADO: mensagem falsa do Banco do Brasil rouba dados de clientes

Falsa mensagem alerta clientes quanto à suposta expiração de pontos do programa Livelo. Veja!

Clientes do Banco do Brasil se tornam alvo de um novo golpe. Mensagens falsas sobre uma suposta expiração de pontos do programa Livelo estão sendo enviadas às vítimas para roubo de seus dados. 

O Livelo foi criado em conjunto pelo Bradesco e Banco do Brasil para que clientes possam acumular pontos fazendo uso dos cartões das instituições financeiras. O programa que oferece a possibilidade de trocar seus pontos por viagens, cashback e serviços variados tem tido seu nome utilizado para ação de cibercriminosos.

Clientes do Banco do Brasil recebem mensagem falsa 

De acordo com o portal de checagem Boatos.org, clientes do Livelo ligados ao Banco do Brasil estão sendo alvo da ação de golpistas. Os beneficiários do programa de pontos estão recebendo falsas mensagens em nome do BB, principalmente pelo WhatsApp

O conteúdo das mensagens enviadas pelos golpistas informa aos usuários que seus pontos estão quase expirando. No texto também é possível encontrar um link onde os clientes supostamente trocariam seus pontos por vantagens. Confira a mensagem:

“LIVELO INFORMA: Seus 381.813 mil pontos Livelo vencem hoje, troque por viagens, produtos eletrônicos, cashback ou descontos na fatura em: BB INFORMA: Seus 318.411 mil pontos Livelo vencem hoje, troque por viagens, produtos eletrônicos ou desconto na fatura do seu cartão: https:// rebrand.ly/pontosbb”.

Estratégia de roubo de dados

Como citado anteriormente, a situação foi investigada pela agência de checagem Boatos.org que afirmou se tratar de uma informação falsa, sendo uma estratégia utilizada para realizar o roubo de dados de clientes das instituições financeiras. A vítima que entra no link e informa seus dados acaba sendo alvo de um golpe.

O phishing, como é chamada a “pesca” de dados e informações sensíveis, por vezes é capaz de convencer as suas vítimas a cederem dados como cartões de senhas.  Em seu site, o Banco do Brasil destaca a tentativa de golpistas que utilizam do nome e imagem das instituições financeiras para ações fraudulentas.

O BB ressalta que os clientes não devem informar seus dados e de suas contas para canais que se diferem dos portais oficiais do banco.

Imagem: Freepik/Reprodução