Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Decisão do Lula afeta beneficiários do INSS: veja o aumento do salário mínimo e mudanças no 13º

Uma decisão recente do atual presidente Lula impactará diretamente na vida dos beneficiários e aposentados do INSS. Clique e entenda!

As mudanças no sistema previdenciário brasileiro continuam a ocorrer, afetando diretamente a vida financeira de milhões de cidadãos. Recentemente, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou uma decisão que altera a dinâmica do pagamento do 13º salário dos beneficiários do INSS.

Além disso, Lula promoveu o reajuste do salário mínimo de R$ 1.320 para R$ 1.412. Com isso, a economia e os pensionistas do INSS sentirão os impactos da medida. O aumento do salário mínimo tem um efeito dominó no sistema previdenciário. Isso porque que o valor dos benefícios pagos aos aposentados e pensionistas sofre influência direta por parte desse reajuste salarial.

Isso indica que os beneficiários do INSS experimentarão uma importante melhoria em sua qualidade de vida e poder de compra, seja pelo aumento do valor recebido, ou pelas mudanças implementadas no pagamento do 13º

Antecipação do 13º Salário: O que muda?

Celular com logo do INSS
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Mesmo com a alteração resultando em uma redução de recursos antecipados para os beneficiários, é importante ressaltar que esse impacto só se refletirá no último trimestre de 2024, época em que ocorre a liberação do 13º salário.

No entanto, a mudança implica também a necessidade de um gerenciamento financeiro adequado durante todo o ano pelos beneficiários. Tendo em vista que a mudança do período requer um replanejamento das contas por parte dos contemplados.

Como os Beneficiários do INSS podem se manter informados?

Os beneficiários do INSS têm à disposição a Central 135, que oferece orientações sobre os novos valores e datas de pagamento dos benefícios. Desse modo, é muito mais fácil acompanhar as mudanças que estão em implementação.

Veja também:

Contribuiu ao INSS com base em um valor inferior ao salário mínimo? Regularize sua situação!

Desse modo, as ligações podem acontecer entre os dias de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para garantir a segurança da transação e prevenir fraudes, é fundamental que o segurado tenha em mãos o número do CPF ao fazer a consulta.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com