Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Declaração automatizada do IR chegará em breve, diz secretário!

Declaração automatizada do IR está prevista para ser implementada em breve. Leia mais e saiba os detalhes da novidade!

Em um recente anúncio no evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, destacou progressos significativos na maneira como os brasileiros podem lidar com suas obrigações fiscais. Este movimento em direção ao preenchimento automático das declarações do IR constitui um ponto de transformação relevante na interação entre o cidadão e o estado.

Atualmente, segundo Robinson Barreirinhas, cerca de 40% das declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física já são pré-preenchidas pela própria Receita Federal. O que representa o dobro em comparação ao ano anterior. Este sistema não apenas simplifica o processo para o contribuinte, mas também aumenta a precisão dos dados coletados pelo governo, minimizando erros manuais.

Comparação internacional e futuras metas do IR

Outrossim, o secretário comparou a situação brasileira com os Estados Unidos, onde estão em curso testes-piloto para a adoção de um sistema similar de preenchimento automático. Dessa maneira, isso sugere um cenário futuro em que todas as declarações no Brasil possam ser processadas sem que os usuários tenham que realizar a digitação ativa.

Homem usando calculadora sobre mesa com papéis e documentos espalhados IR
Imagem: @pressfoto / Freepik

Esses avanços são impulsionados pelo aumento significativo no volume de notas fiscais eletrônicas, que em 2023 ultrapassaram a marca de 5 bilhões. Todas integradas e processadas pelo sistema da Receita Federal. Essa perspectiva internacional oferece um vislumbre de um futuro no qual a burocracia tributária no Brasil pode ser drasticamente reduzida.

Impacto tecnológico e redução de cargas administrativas

A integração de nota fiscal eletrônica tem apresentado um cenário onde, eventualmente, muitas das obrigações acessórias atualmente necessárias podem se tornar redundantes. Com todas as operações documentadas eletronicamente, a Receita Federal passa a ter acesso imediato a todas as informações fiscais necessárias.

Veja também:

China não é mais o segundo maior parceiro comercial da Argentina

Ademais, a adesão a tecnologias de preenchimento e pagamento automático destacadas por Barreirinhas no evento da Fiesp ilustra um caminho promissor para a modernização fiscal no Brasil. Espera-se que, nos próximos anos, esses avanços proporcionem uma experiência cada vez mais simplificada e eficiente para os contribuintes.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com