Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Declaração do Imposto de Renda: veja como aumentar a restituição do IR

Há algumas possibilidades legais de aumentar a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física,. Confira como

Há algumas possibilidades legais de aumentar a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, como deduzir doações, pensão alimentícia e até mesmo incluir alguns gastos que ajudam a diminuir a base de cálculo do Imposto de Renda.

Portanto, caso o contribuinte deseje aumentar a restituição do Imposto de Renda, ele deve preencher os gastos conforme as regras da Receita Federal. Confira algumas dicas de como fazer isso:

Doações

O cidadão pode destinar até 6% dos tributos para fundos ou projetos sociais. E, assim, abatê-los na declaração. Portanto, ao fazer uma doação incentivada, o contribuinte deixa de pagar o valor equivalente à Receita ou recebe a quantia de volta na restituição.

Gastos com dependentes

Vale ressaltar aqui que é possível incluir no Imposto de Renda, em uma mesma declaração, filhos, pais, irmãos, enteados e parceiros do mesmo sexo com o intuito de aumentar a restituição. 

Gastos com educação

Contanto que não ultrapassem R$ 3.561,50, as despesas com educação também possibilitam o recebimento de restituição. Assim, caso o contribuinte faça uma faculdade ao e pague o colégio do seu filho, por exemplo, é possível deduzir o valor em dobro, totalizando R$ 7.123,00.

No entanto, vale destacar que cursos de idiomas ou aulas particulares não podem ser deduzidos. 

Pensão alimentícia

Em 2022, a Justiça autorizou que a pensão alimentícia seja deduzida no Imposto de Renda, o que pode gerar um valor maior de restituição. Contudo, é preciso que o recebedor se declare como “alimentando”

Gastos com saúde

Por fim, os gastos com saúde não têm um limite pré-determinado. No entanto, é importante guardar todos os comprovantes por até 5 anos para casos para comprovar os gastos caso seja necessário.

Assim, entram nessa categoria os gastos com atendimentos médicos e consultas. Além de gastos com tratamentos e exames laboratoriais de Covid-19.  

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com