Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dedução do Imposto de Renda: o que é e como funciona

Confira mais sobre o IRPF 2022 e quais gastos podem ser abatidos

Boa parte dos brasileiros está familiarizado com a ideia do Imposto de Renda retido na fonte, que é descontado mensalmente em seu comprovante de recebimento de salário durante o ano. Contudo, o que nem todo mundo sabe é como funciona o cálculo desta dedução, e como fazer a declaração desses valores da melhor forma. Então, para saber tudo sobre como funciona a dedução do Imposto de Renda, confira a seguir.

Dedução do Imposto de Renda: o que é e como funciona

Dessa forma, ao fazer a declaração do Imposto de Renda, entre os meses de março e abril de cada ano, é possível informar as receitas e despesas do ano-calendário. Porém, você deve informar apenas os gastos que a Receita realiza o abatimento. E é justamente nesse momento que entra a chamada dedução do IR.

Basicamente, trata-se de uma quantia que pode ser abatida na base de cálculo do seu IR, durante a declaração. Ela também é conhecida pelo nome de “despesas dedutíveis”, e pode reduzir o pagamento do seu imposto, ou mesmo garantir alguma restituição. Entretanto, é preciso ficar atento e preencher esse campo com muita cautela, evitando cair na malha fina da Receita.

Em geral, sua declaração pode ser simplificada ou completa. É preciso pesquisar para saber a ideal para o seu caso. Lembre-se: os detalhes são determinantes no desconto do Imposto de Renda. Então, além de saber quais despesas podem ser aceitas, é preciso ter claro que existem limites de valor para algumas delas.

Confira quais despesas podem ter dedução no seu IRPF 2022

Uma dedução muito comum são as despesas médicas, que não possuem limite. Neste item, estão incluídos pagamentos a hospitais, consultórios médicos e exames laboratoriais do contribuinte e seus dependentes. Outra dedução ilimitada é a contribuição com a Previdência Social. Por fim, também são dedutíveis os investimentos em educação e despesas com empregados domésticos e dependentes, possuem limite de valor.

Para fazer sua declaração, você deve ter tido renda anual acima de R$ 22.847,76. Além disso, o Fisco exige uma série de documentos e informações na hora de declarar o IR, como dados gerais de identificação, comprovantes de rendimentos, Previdência Social, imóveis, automóveis e a listagem de dependentes e alimentandos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com