Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais deficiências serão aceitas no Concurso da Caixa?

O concurso vai ofertar 1 mil vagas as para pessoas com deficiência (PCDs)

0

Na última quarta-feira (11), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que o banco vai abrir um concurso público para preencher vagas de pessoas com deficiência (PcD). De acordo com Guimarães, a Caixa tem apenas 1,5% do quadro de funcionários compostos por PcD. Dessa forma, a meta é aumentar a participação para 5%, por meio do concurso da Caixa.

Ministério Público do Trabalho pede anulação do concurso Banco do Brasil

Quais deficiências serão aceitas no Concurso da Caixa?

Em suma, além do concurso com vagas PcD, o presidente da Caixa disse que outras vagas vão ser preenchidas por pessoas aprovadas no concurso de 2014. A estimativa é que 10 mil novos integrantes passem a compor o quadro de funcionários do banco. Inclusive, as novas agências já estão em processo de inauguração. 

Seja membro

O concurso da Caixa vai ofertar 1 mil vagas efetivas para pessoas com deficiência (PCDs). Entretanto, sempre ficam dúvidas sobre quais as deficiências admitidas no concurso. De acordo com a Caixa, o concurso vai aceitar os candidatos que, na condição de PCDs, se enquadram no artigo 4º do Decreto Nº 3.298/1999:

Art. 4º  É considerada pessoa portadora de deficiência a que se enquadra nas seguintes categorias:

I – deficiência física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;

II – deficiência auditiva – perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz;

III – deficiência visual – cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores;

IV – deficiência mental – funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:

  • comunicação;
  • cuidado pessoal;
  • habilidades sociais;
  • utilização da comunidade;
  • utilização dos recursos da comunidade;
  • saúde e segurança;
  • habilidades acadêmicas;
  • lazer; e
  • trabalho;

V – deficiência múltipla – associação de duas ou mais deficiências.

Além disso, os portadores de visão monocular, que passou a ser considerada uma PCD, após a sanção da Lei Nº 14.126/2021, também podem participar do concurso da Caixa. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.