Votação sobre demissão de funcionários públicos por desempenho será nesta semana

Desempenho

Na quarta-feira (15) estará em pauta, na reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), um projeto que estabelece as regras para demissão de funcionário público estável por “insuficiência de desempenho”.

A regulamentação é baseada pelo substitutivo ao PLS 116/2017 apresentado pelo relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Lasier Martins (PSD-RS).

É provável que você também goste:

Bolsa Família vai cancelar benefício se você não atualizar cadastro.

Inadimplência: mais de 40% da população está endividada, diz CNDL/SPC.

Chance de redução de salário de servidores em estados endividados é cada vez maior.

Avaliação do desempenho

O desempenho funcional dos servidores públicos, de acordo com o texto da CCJ, seria apurado anualmente por uma comissão avaliadora. O que levará em conta, principalmente, será a produtividade e a qualidade do serviço. Entretanto, será concedido o direito ao contraditório e à ampla defesa.

No texto inicial, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), a responsabilidade por avaliar o desempenho seria do chefe imediato. Entretanto, o relator na CCJ levou em consideração temores de entidades representativas dos servidores, pois poderia não ser razoável deixar a questão apenas a cargo da chefia imediata. Até porque o servidor público poderá ser levado à exoneração.

Segundo o relator, há o risco da decisão ser determinada “por simpatias ou antipatias no ambiente de trabalho”.

A senadora Juíza Selma (PSL-MT), relatora na CAS, recomendou a aprovação do texto proposto por Lasier Martins com uma emenda para estipular que o primeiro período avaliativo terá início em 1° de maio do segundo an subsequente à entrada em vigor da lei.

Por fim, depois do CAS, o texto ainda vai passar por análise de duas comissões.

Enfim, gostou da notícia sobre a demissão de funcionários públicos por desempenho?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver Posts Author website

Luiz Felipe Kessler

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS.

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador dos sites Seu Crédito Digital, Conexão Estudante e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook