Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Demissão do presidente da Caixa: o que muda no banco agora?

Após denúncias de assédio sexual, Pedro Guimarães deixou o comando da Caixa. Quem assume é Daniella Marques. Saiba mais.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Após a demissão de Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, por denúncias de assédio sexual, Jair Bolsonaro nomeou a secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, para assumir o cargo. 

As informações sobre a exoneração de Guimarães e a nomeação de Daniella foram publicadas no Diário Oficial da União.

A economista atua no governo desde o início do mandato do presidente Bolsonaro e é considerada uma pessoa de confiança por Paulo Guedes, Ministro da Economia. Além disso, é vista como uma boa negociadora nos assuntos com o Congresso Nacional. 

A escolha por Daniella Marques para assumir a presidência do banco também foi vista como uma tentativa de melhorar a imagem do governo com o eleitorado feminino, ainda mais após as denúncias de assédio contra Pedro Guimarães. 

De acordo com integrantes da cúpula da Caixa Econômica Federal, o ex-presidente contava com um núcleo rígido de aliados na estrutura do banco, o que o ajudava a se blindar das acusações. Nesse sentido, a expectativa é que Daniella, agora atuante no cargo, substitua todas essas pessoas ou a maior parte delas. 

Quem é Daniella Marques, a nova presidente da Caixa? 

Daniella Marques Consentino é braço direito de Paulo Guedes. Atuou por 20 anos no mercado financeiro e foi sócia do ministro na Bozano Investimentos. Tem formação em Administração de Empresas pela PUC/RJ. Entrou no governo em 2019, como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do ministro Paulo Guedes. 

Publicamente, declara-se como antissocialista. É apoiadora assídua de Jair Bolsonaro e afirma nunca ter visto o presidente adotar posturas antidemocráticas. 

De acordo com ela, seu papel no governo é apresentar a agenda econômica e convencer as pessoas a apoiá-la. 

Seu nome já esteve envolvido em algumas polêmicas, como discussões com Maria do Rosário (PT) e declarações sobre o Pix, em que Daniella afirmou que “até esmola” é realizada pelo sistema de transferência instantânea no país, ao comemorar o sucesso do serviço. 

Acusações de assédio sexual levaram à demissão do presidente da Caixa

Na última terça-feira (28), tornaram-se públicas as denúncias contra o então presidente Pedro Guimarães. 

De acordo com os depoimentos das funcionárias da Caixa, sob condição de anonimato, Guimarães as convidava para o quarto dele em viagens a trabalho, com a desculpa de precisar de remédios ou carregadores, e quando elas chegavam, ele as recebia de forma inadequada. 

Além disso, algumas mulheres relataram ações forçadas contra elas e constrangimentos em público. 

As funcionárias afirmam ter desistido de usar os canais de denúncia da Caixa, uma vez que outros casos semelhantes não foram levados adiante e ainda, algumas vítimas sofreram retaliações após as denúncias. 

A investigação ocorre sob responsabilidade do Ministério Público Federal (MPF). 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com