Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desconto em multas de trânsito: saiba como funciona

Obter desconto em multas de trânsito pode aliviar o orçamento dos condutores visto que muitas delas são bem caras. Entenda!

Se nos custos mensais já pesa o preço do combustível, levar uma multa pode significar um rombo ainda maior no orçamento. Sem contar no acúmulo de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que pode, dependendo da quantidade e gravidade das infrações, resultar em uma suspensão. Mas, é possível conseguir desconto em multas de trânsito.

Diante desse cenário, muitos condutores procuram alternativas para pagar multas com desconto. Uma delas é o Sistema de Notificação Eletrônica – SNE. O sistema oferece até 40% de desconto no valor das multas, abaixo dos 20% oferecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) se a multa for paga até a data do vencimento. 

Como funciona o desconto em multas de trânsito?

Ao optar pelo desconto oferecido pelo SNE, a situação muda. O SNE, criado pela Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, oferece um desconto maior, de até 40%. Contudo, ao aderir a esta opção, o condutor não pode recorrer da penalidade, ou seja, é necessário reconhecer a infração e abrir mão do direito de apresentar recursos.

Mesmo com valores invejáveis de descontos, a grande questão em jogo não costuma ser exatamente o valor em dinheiro da multa, mas sim o acúmulo de pontos na CNH. Esse acúmulo, dependendo de sua magnitude, pode levar à suspensão do direito de dirigir, gerando uma cadeia de problemas bem maiores para o condutor.

Veja também: Quanto tempo tenho para cancelar uma compra feita com cartão?

Imagem de uma pessoa calculando e analisando papéis de endividamento.
Imagem: Pormezz / shutterstock.com

Posso recorrer posteriormente?

Deve-se esclarecer que, mesmo que o condutor opte por pegar o desconto em multa de trânsitos para aproveitar o desconto de 20% previsto pelo CTB, ainda é possível recorrer das penalidades. No entanto, ao optar pelo desconto de 40% oferecido pelo SNE, essa possibilidade deixa de existir, fazendo com que todas as demais consequências da infração recaiam sobre o motorista.

Portanto, é essencial que o condutor leve em consideração todos esses fatores antes de tomar sua decisão. Embora um desconto de 40% seja atrativo, perder o direito de dirigir pode trazer consequências muito mais impactantes.

Imagem: Pormezz / shutterstock.com