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Quanto tempo tenho para cancelar uma compra feita com cartão?

Os consumidores podem cancelar uma compra feita com cartão. Trata-se de um direito assegurado. Veja como funciona!

Quem nunca se arrependeu de uma compra feita no impulso e desejou cancelar aquela transação? É importante saber que o ato de cancelar a compra feita com cartão é um direito protegido pelo Código de Defesa do Consumidor. Esse direito se aplica tanto para compras efetuadas em estabelecimentos físicos quanto aquelas realizadas via internet.

Mas como exercer esse direito de maneira correta? É essencial que o consumidor esteja informado e consciente das regras e dos passos a seguir para realizar o cancelamento de uma compra no cartão. Trata-se de um direito respaldado pela Justiça brasileira, conhecido como “direito de arrependimento”.

Dessa forma, é importante estar atento às regras, que são simples, para conseguir o cancelamento da compra e reaver o valor. 

Cancelar uma compra feita com cartão: como funciona?

O “direito de arrependimento” permite que o comprador solicite a devolução do produto e o estorno do valor pago, desde que isso ocorra dentro do prazo de sete dias após o recebimento das mercadorias. 

Sendo assim, o consumidor que desejar exercer esse direito deve manifestar sua vontade de cancelar a compra junto à empresa vendedora ou à operadora do cartão de crédito. Se o prazo de sete dias seja exceder, invalida-se o direito de arrependimento.

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Dicas de compras com cartão de crédito e débito
Imagem: ViDI Studio / shutterstock.com

Compras presenciais

O cancelamento de compras físicas feitas com cartão de crédito é possível em determinadas situações. Para solicitar, é necessário que o consumidor se dirija ao estabelecimento onde efetuou a compra e explicite os motivos do pedido. 

Nesse sentido, se o comprador escolheu parcelar a compra, o vendedor deverá fazer o estorno dos valores referentes às parcelas que o consumidor ainda não pagou. 

Caso haja recusa por parte do lojista, o comprador pode entrar em contato com a empresa responsável pelo cartão de crédito e solicitar o cancelamento. O estorno é feito diretamente na fatura do cartão.

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