Descubra se emitiram cartões em seu nome sem sua autorização
Às vezes, devido a quantidade de contas, é difícil acompanhar as movimentações financeiras. A falta de organização faz com que as pessoas esqueçam de dívidas antigas. Porém, como consultá-las?
O Banco Central traz a solução para esse problema por meio do Registrato. Uma ferramenta que permite que o cidadão acesse suas informações de crédito como empréstimos, transações estrangeiras, chaves Pix e cheques sem fundo.
Assim, também é possível descobrir se emitiram algum cartão ou solicitaram empréstimo no seu nome.
O que é o Registrato e como funciona
O sistema Registrato significa “Extrato de Registro de Informações do Banco Central”. Ele consiste num banco de dados com informações referentes ao relacionamento entre empresa e cliente.
Além de mostrar todos os tipos de vínculo com instituições financeiras, também mostra informações sobre suas operações de crédito, como dívidas com cartão, contas abertas, entre outros.
O recurso foi criado em 2014 na intenção de evitar que as pessoas precisem ir a unidades do Banco Central para saberem sobre os dados presentes no extrato.
Dessa forma, o Registrato funciona com dois tipos de relatório. São eles:
- Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro (CCS): que contém uma lista de instituições que você tenha ou teve um relacionamento. Isso facilita caso você não lembre de alguma dívida pendente.
- Sistema de Informação de Crédito (SRC): nele você consegue acessar as informações de crédito como empréstimos, financiamentos, entre outros. Porém, estão disponíveis apenas operações de valor igual ou acima de R$ 200.
Passo a passo para se cadastrar
Se você é usuário de Internet Banking, para acessar o extrato do Banco Central é necessário entrar no site oficial do Bacen e fazer o cadastro. Assim:
- No portal do Banco Central do Brasil, selecione se você é “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”;
- Escolha uma opção de credenciamento (internet banking, celular, certificado digital, entre outros);
- Clique em “Obtenha a frase de segurança”;
- Preencha com todos os seus dados pessoais, além da instituição financeira;
- Em seguida, copie a frase de segurança (obs.: só é válida por 48 horas);
- Acesse o internet banking do seu banco;
- Clique na opção “Registrato” e siga com a validação;
- Cole a frase de segurança e confirme para consultar suas informações.
Aqueles que não usam Internet Banking precisarão ir até uma unidade do Banco Central portando documentos de identificação para realizar o cadastro e acessar o Registrato.
Vantagens do Registrato
O sistema de bancos de dados do Registrato ajuda os cidadãos a identificarem contas pendentes em qualquer instituição. Dessa forma, você pode ter um resumo de suas relações com as empresas e terá mais controle financeiro.
Além disso, o sistema te protege de endividamento por meio das taxas de serviços cobradas pelas dívidas que você esqueceu de quitar.
Ademais, as dívidas diminuem o score do Serasa. Portanto, os relatórios auxiliam na comprovação do bom crédito. Através disso, é possível conseguir benefícios na contratação de empréstimos, como taxas de juros menores ou prazo de pagamento facilitado.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: Antonio Guillem / Shutterstock.com