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Descubra se emitiram cartões em seu nome sem sua autorização

Às vezes, devido a quantidade de contas, é difícil acompanhar as movimentações financeiras. A falta de organização faz com que as pessoas esqueçam de dívidas antigas. Porém, como consultá-las? 

O Banco Central traz a solução para esse problema por meio do Registrato. Uma ferramenta que permite que o cidadão acesse suas informações de crédito como empréstimos, transações estrangeiras, chaves Pix e cheques sem fundo. 

Assim, também é possível descobrir se emitiram algum cartão ou solicitaram empréstimo no seu nome. 

O que é o Registrato e como funciona

O sistema Registrato significa “Extrato de Registro de Informações do Banco Central”. Ele consiste num banco de dados com informações referentes ao relacionamento entre empresa e cliente. 

Além de mostrar todos os tipos de vínculo com instituições financeiras, também mostra informações sobre suas operações de crédito, como dívidas com cartão, contas abertas, entre outros. 

O recurso foi criado em 2014 na intenção de evitar que as pessoas precisem ir a unidades do Banco Central para saberem sobre os dados presentes no extrato. 

Dessa forma, o Registrato funciona com dois tipos de relatório. São eles:

  • Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro (CCS): que contém uma lista de instituições que você tenha ou teve um relacionamento. Isso facilita caso você não lembre de alguma dívida pendente. 
  • Sistema de Informação de Crédito (SRC): nele você consegue acessar as informações de crédito como empréstimos, financiamentos, entre outros. Porém, estão disponíveis apenas operações de valor igual ou acima de R$ 200.

Passo a passo para se cadastrar

Se você é usuário de Internet Banking, para acessar o extrato do Banco Central é necessário entrar no site oficial do Bacen e fazer o cadastro. Assim:

  1. No portal do Banco Central do Brasil, selecione se você é “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”;
  2. Escolha uma opção de credenciamento (internet banking, celular, certificado digital, entre outros);
  3. Clique em “Obtenha a frase de segurança”;
  4. Preencha com todos os seus dados pessoais, além da instituição financeira;
  5. Em seguida, copie a frase de segurança (obs.: só é válida por 48 horas);
  6. Acesse o internet banking do seu banco;
  7. Clique na opção “Registrato” e siga com a validação;
  8. Cole a frase de segurança e confirme para consultar suas informações.

Aqueles que não usam Internet Banking precisarão ir até uma unidade do Banco Central portando documentos de identificação para realizar o cadastro e acessar o Registrato. 

Vantagens do Registrato 

O sistema de bancos de dados do Registrato ajuda os cidadãos a identificarem contas pendentes em qualquer instituição. Dessa forma, você pode ter um resumo de suas relações com as empresas e terá mais controle financeiro. 

Além disso, o sistema te protege de endividamento por meio das taxas de serviços cobradas pelas dívidas que você esqueceu de quitar. 

Ademais, as dívidas diminuem o score do Serasa. Portanto, os relatórios auxiliam na comprovação do bom crédito. Através disso, é possível conseguir benefícios na contratação de empréstimos, como taxas de juros menores ou prazo de pagamento facilitado. 

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Imagem: Antonio Guillem / Shutterstock.com