Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola Brasil chega para mais um grupo de brasileiros; saiba se você está incluído

O Desenrola Brasil segue alcançando mais brasileiros! Agora um novo grupo vai poder renegociar suas dívidas; veja os detalhes.

O Ministério da Fazenda e a Bolsa de Valores do Brasil se uniram. Portanto, agora o Desenrola Brasil vai auxiliar os pequenos produtores rurais brasileiros na renegociação de suas dívidas. O anúncio foi feito nesta semana pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Haddad confirmou a notícia após sua reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A plataforma, que provou ser eficiente no Desenrola, revelou-se um ativo flexível que pode ser adaptado para atender a outras necessidades de renegociação financeira. 

Quanto a isso, Haddad afirmou que está à disposição do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para que o Desenrola continue a ser usado pelos agricultores no futuro.  O pedido para o uso do programa foi feito por Teixeira, que expressou a necessidade de um programa de renegociação de dívidas voltado para agricultores.

Mais um grupo de brasileiros poderá renegociar suas dívidas com o Desenrola Brasil

Imagem de uma rua vista de cima desfocada. Sobre a imagem está a logo do Desenrola Brasil.

Atualmente, a plataforma ainda não está habilitada para a renegociação de dívidas dos pequenos produtores rurais. No entanto, o ministro da Fazenda comprometeu-se a expandir o uso dessa ferramenta tecnológica para englobar também esse público.

Vale destacar que a terceira fase do Desenrola entrou em vigor no início deste mês. Nessa etapa, são contemplados aqueles que possuem dívidas de até R$ 5 mil e ganham até dois salários mínimos (R$ 2.640) por mês.

Veja também:

Pagamentos do INSS se iniciaram HOJE (25); veja como consultar seu saldo

Assim, é possível conseguir descontos na média de 83% em dívidas de nove setores. Isso inclui, por exemplo, serviços financeiros, educação, varejo, securitizadoras, telecomunicações, energia, água e saneamento, micro e pequenas empresas, entre outros. Em alguns casos, os descontos podem até superar essa média.

Como acessar o Desenrola?

O Desenrola está disponível neste link do Portal do Governo Federal, o Gov.br. Para usá-lo é preciso ter uma conta classificada como prata ou ouro, mantendo seus dados cadastrais atualizados. 

Aqueles que possuem dívidas podem, então, optar por uma instituição financeira ou empresa que esteja participando do programa para dar início ao processo de renegociação. A página disponibiliza as dívidas em ordem decrescente de desconto. Al[em disso, é possível escolher o número de parcelas de acordo com suas necessidades e efetuar os pagamentos.

Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital