Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola: qual a renda máxima para participar do novo programa do governo

Confira qual a renda máxima para participar do programa Desenrola, que vai permitir a renegociação de dívidas de milhares de brasileiros

Até 40 milhões de brasileiros endividados poderão participar do programa Desenrola Brasil, criado pelo governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A iniciativa, que tem como objetivo a renegociação de dívidas, deve sair do papel muito em você. Vale lembrar que o projeto foi uma das promessas de campanha do petista.

De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, o governo e representantes do setor financeiro já deram mais passos no desenho do Desenrola. Além disso, segundo ele, aspectos conceituais estão sendo discutidos e há questões operacionais desafiadoras que devem ser avaliadas. 

Qual a renda máxima para participar do Desenrola?

Até então, o programa ‘Desenrola’ deve permitir a renegociação de dívidas de brasileiros com renda de até dois salários mínimos (R$ 2,6 mil). Entre os diferenciais da iniciativa está o desconto mínimo obrigatório. Sendo assim, é necessário que a redução seja oferecida aos interessados, deixando o processo mais atrativo.

Contudo, caso queiram, as empresas credores poderão estabelecer percentuais acima do desconto mínimo. De acordo com o presidente da Febraban, ainda falta definir se a redução incidirá sobre os juros ou sobre o valor de face do débito, e as condições de pagamento. De qualquer forma, a expectativa é que o Desenrola passe a funcionar ainda este ano.

Veja como limpar o nome enquanto o programa Desenrola ainda está sendo desenvolvido

Enquanto o Desenrola não chega, as pessoas que estão negativadas podem buscar outras campanhas que tenham uma proposta igual ao do programa do governo Lula. Entre essas possibilidades está o Serasa Limpa Nome (clique aqui), que ajuda os consumidores com nome sujo a se livrar das dívidas.

Além disso, há o site do Boa Vista SCPC (clique aqui), onde o consumidor pode consultar o CPF e verificar se existem pendências e quais como elas podem ser renegociadas. A plataforma do SPC Brasil (clique aqui) também pode ser uma ótima oportunidade para quem quer limpar o nome em até 5 dias úteis.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com