Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desperdício de água AUMENTA e valores assustam; confira

Desperdício de água no país cresce pelo sexto ano seguido. Confira os dados revelados!

Dados do Instituto Trata Brasil foram divulgados nesta segunda-feira (5), e os resultados preocupam. De acordo com o levantamento, o desperdício de água aumentou pelo sexto ano seguido. Em 2021, cerca de 40,3% da água tratada no país foi desperdiçada.

Com base no estudo, a situação acontece principalmente devido a vazamentos, fraudes e até mesmo erros de medição. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre o cenário crítico revelado pela pesquisa.

Pesquisa revela crescimento do desperdício de água no país

Os dados mais recentes da pesquisa são de 2021 e mostram um crescimento expressivo no desperdício de água ao longo dos anos. Em 2015, 36,7% da água potável produzida no país foi desperdiçada na distribuição. O percentual passou para 40,3% em 2021.

No último ano registrado, 7,3 bilhões de metros cúbicos de água foram perdidos por diferentes motivos. O volume é sete vezes maior que o volume do Sistema Cantareira, maior conjunto de reservatórios de São Paulo.

Segundo análise feita em reportagem do g1, o índice registrado aponta que, a cada 100 litros tratados de água da natureza, quase 40 litros se perdem por inúmeras razões, como vazamentos, fraudes e erros de leitura dos hidrômetros.

Perda de água e impactos negativos

Para André Machado, do Instituto Trata Brasil, o desperdício de água significa o não abastecimento completo da população. O representante da entidade afirma que, para suprir a perda, mais água precisa ser captada da natureza, e o custo ambiental é visível.

Além dos problemas ambientais, Machado destaca os altos custos gerados pelo desperdício de água: “Isso não precisaria acontecer se o serviço fosse feito com eficiência e se a água estivesse alcançando o seu destino final, que é a população”.

Apesar do índice apontar 2021 como o sexto ano seguido no aumento da perda de água tratada, o governo tem metas ambiciosas. Segundo portaria de 2021, do Governo Federal, até o ano de 2034 espera-se diminuir o desperdício de água, de quase 41% para 25%.

Imagem: bakhistudio/ Shutterstock.com