Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Detran fará atendimento prioritário na sexta-feira (01); saiba mais

Detran realizará atendimento prioritário para um grupo de pessoas nesta sexta-feira (01). Confira como aproveitar a oportunidade!

Uma ótima notícia para a população! O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fará um atendimento especial priorizando pessoas com deficiência (PcD) nesta sexta-feira (1º). Esse Dia D acontecerá no estado do Rio de Janeiro.

Esse público, nesse sentido, poderá se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas para conseguir fazer aulas gratuitas de direção. Além disso, haverá oferta de vagas de emprego. Saiba mais informações sobre esse serviço no estado fluminense na sequência.

Detran realizará atendimento prioritário para PcDs nesta sexta-feira (01)

Imagem da fachada de um Detran
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

Entre as ações prioritárias do Dia D de atendimento do Detran, está o programa Cidadania Sobre Rodas. O objetivo é proporcionar aulas de direção gratuitas para indivíduos que necessitem de veículos adaptados. Além disso, o Detran estará com inscrições abertas para o curso Oficina sob Medida, no Posto Detran Acessível, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica para automóveis.

A iniciativa também terá uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), que irá disponibilizar vagas de emprego voltadas para pessoas com deficiência. Além disso, a Fundação Leão XIII estará prestando orientações sobre como requerer o Vale Social.

Veja também:

Demissões no Itaú são alvo de protesto; saiba mais

Ademais, nesse Dia D, PcDs poderão realizar serviços de identificação civil em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento prévio. Também será possível realizar serviços de habilitação em todas as unidades, com exceção dos postos de Barra Mansa, Niterói, São Gonçalo, Pinheiral, Trajano de Moraes e São José do Vale do Rio Preto.

Como participar?

A inscrição para o Cidadania Sobre Rodas poderá ser feita no Detran Acessível, na avenida Francisco Bicalho, cuja entrada é pela rua Idalina Senra, 35, em São Cristóvão. O horário de atendimento é das 8h às 16h. Ainda, há a opção de se dirigir a uma das 18 Ciretrans espalhadas pelo estado. As vagas são limitadas.

Para a inscrição, é necessário levar original e cópia de documentos como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência ou domicílio no estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, conta de água, luz ou telefone servem para esse fim.

Os interessados devem verificar no site do Detran quais são os documentos obrigatórios para o serviço que desejam. Vale destacar que os atendimentos acontecerão mediante a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses. Ainda, os documentos devem informar o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da condição.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com