Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dica essencial para evitar negativação indevida no SPC e Serasa

0

A inadimplência é um problema que afeta neste momento 63 milhões de brasileiros. Entretanto, acontecem alguns casos de negativação indevida. Saiba como evitar que isto aconteça com o seu CPF, e o que fazer neste caso.

Atacadão está dando 57 mil cestas básicas de aniversário pelo WhatsApp?

Dica essencial para evitar negativação indevida no SPC e Serasa

Saiba o que fazer

Para limpar o nome inscrito indevidamente no SPC e Serasa, ou qualquer outro cadastro do tipo, o consumidor pode entrar com uma ação de indenização por danos morais. Portanto, por ser uma negativação indevida, solicite uma liminar para que o seu CPF seja removido de imediato do cadastro de inadimplentes.

É possível entrar com uma ação no Juizado Especial Cível, desde que o valor da causa não exceda o valor de 40 salários mínimos. Contudo, é possível requerer dano moral e algumas indenizações por negativação indevida podem chegar a R$ 15.000,00. Para isso, é necessário procurar um advogado de sua confiança e entrar com uma ação na justiça comum.

Como evitar negativação indevida no SPC e Serasa

Para evitar negativação indevida no SPC e Serasa, temos uma dica que vai ajudá-lo. Assine um dos serviços disponibilizados pelo SPC Brasil e pela Serasa Experian.

SPC Avisa

O SPC Avisa é o serviço de monitoramento de CPF do bureau de crédito SPC Brasil. Inclusive, neste momento tem uma promoção com 30 dias de degustação. O valor da assinatura é de R$ 9,90, e vale muito à pena, pois você recebe notificações em tempo real por e-mail, sempre que há uma negativação ou consulta ao seu CPF. E isso inclui casos de negativação indevida. Caso queira assinar o serviço, entre diretamente no site da instituição.

Serasa Antifraude

Primeiramente, este serviço é uma solução completa de monitoramento do seu CPF. O Serasa Antifraude mostra todas as movimentações no seu CPF, como consultas, empresas no seu nome, bem como eventuais negativações que possam ocorrer. Você recebe notificações em tempo real por SMS e por e-mail, além de relatórios mensais que você recebe no seu endereço de e-mail. Ademais, para assinar o serviço, entre diretamente no site.

Considerações finais

Por fim, sempre é bom assinar algum destes serviços para saber tudo que se passa com o seu CPF e em tempo real. Portanto, no caso de movimentações suspeitas e negativação indevida, você precisa tomar as seguintes atitudes de imediato.

  • Formalize o pedido de exclusão por meio do envio das seguintes informações para o SPC Brasil e Serasa:
  • Descrição escrita de próprio punho, com seu nome, endereço, telefone e os números do seu RG e CPF;
  • O boletim de ocorrência assinado pela autoridade policial;
  • Comprovante de sustação de cheque (se for o caso) juntamente com o BO.

Enfim, gostou do artigo sobre a negativação indevida?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Acompanhe nossas notícias e artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Comentários
Carregando...