Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dicas essenciais para evitar a clonagem do cartão de crédito

0

Cada vez mais ouvimos falar de histórias de clonagem do cartão de crédito de familiares e amigos. Se você possui um cartão de crédito digital, as notificações push começam a avisar você de compras que não está fazendo, ou pior ainda, simplesmente aparecem compras suspeitas na fatura do final do mês. Aqui neste artigo, saiba como é feita a clonagem e aprenda como se proteger.

É provável que você também goste:

Saiba onde ganhar mais dinheiro de volta em cashback com a Beblue

Diferente do Nubank, C6 Bank é outro banco digital que não cobra tarifas nem para saque.

Seja membro

Cartão de crédito Credicard Zero tem empréstimo pessoal que pode ser pago em até 36x.

Dicas essenciais para evitar a clonagem do cartão de crédito

O que é clonagem do cartão de crédito?

A clonagem do cartão de crédito acontece quando são transferidos dados para outro cartão, facilitando a realização de compras por terceiros, que usam o seu nome e informações bancárias indevidamente.

A maioria dos cartões de crédito possuem chip, o que dificulta a ação de criminosos em copiar os dados, mas infelizmente não impedem que isso aconteça mesmo assim.

Como acontece a clonagem do cartão de crédito?

A clonagem pode ser feita de várias formas, mas basicamente, pode acontecer diretamente em caixas eletrônicos, em maquininhas e em sites que você efetua compras online. Confira como acontece cada uma dessas atividades criminosas logo a seguir.

Em caixas eletrônicos

Quando você faz operações em caixas eletrônicos dos bancos ou da rede Banco24Horas, através de um leitor adulterado.

Em maquininhas

É possível também que os criminosos instalem um sistema em máquinas de pagamento, que conseguem ler as informações do chip e copiar os dados com relativa facilidade.

Na internet

Com o avanço da internet, sites de compras ou aplicativos com cobrança interna podem copiar os seus dados, como o nome, data de validade do cartão, número e código de segurança (o número que fica atrás do seu cartão).

Como se proteger?

Para se proteger da clonagem do cartão de crédito, preste muita atenção onde insere o seu cartão, e sempre verifique se há algo suspeito no caixa eletrônico, na maquininha de pagamento e jamais deixe seu cartão com um desconhecido sem estar presente. Uma maneira bastante eficaz de se proteger de crimes virtuais é utilizar um cartão virtual para fazer as compras, e caso necessário basta bloquear.

Foi clonado, o que fazer?

Se isso aconteceu com você, é necessário adotar algumas ações imediatamente, tais como:

  • Analise cada uma das cobranças que você não reconhece.
  • Solicite o bloqueio imediato do cartão de crédito junto à sua operadora.
  • Faça um boletim de ocorrência para evitar eventuais transtornos que podem ser gerados com estas compras indevidas. Ou seja, você precisa comprovar que não realizou essas compras.
  • Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Isso pode ser feito no Alerta de documentos da Serasa Experian, aqui neste link.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.