Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

4 dicas importantes para evitar golpes no Open Banking

Cada empresa deve garantir que os dados dos clientes estejam em segurança no Open Banking

0

O Open Banking é um sistema que possibilita ao cliente pegar todas as suas informações registradas em uma organização, e as levar para onde quiser. Dessa forma, ele não precisa começar do zero ao ingressar em uma nova instituição. O Open Finance é esse mesmo sistema, entretanto, abrange os bancos, fintechs e diversas outras empresas financeiras. Diante disso, quais os cuidados que você precisa ter com esse sistema? Confira abaixo, 4 dicas importantes para evitar golpes. 

Banco Central adia o início da 3ª fase do Open Banking

4 dicas importantes para evitar golpes no Open Banking

Os golpistas estão sempre em busca de brechas para passar por cima da segurança e cometer fraudes. Com isso, o Banco Central (BC) tem uma série de regras de segurança que devem ser cumpridas pelas instituições participantes do Open Banking.

Seja membro

Em suma, cada empresa precisa garantir que os dados dos clientes estejam em segurança. Apesar disso, existem algumas práticas que você pode seguir, para garantir a integridade dos seus dados. São elas:

1 – Não compartilhe os seus dados por e-mail ou telefone

Nenhum banco ou instituição financeira liga pedindo que você compartilhe os seus dados. Através do Open Banking, você vai ser dono da sua jornada financeira, e a permissão para compartilhar os dados é feita pelo aplicativo ou internet banking das instituições financeiras. 

Lembre-se: NUNCA informe a sua senha ou o número completo do seu cartão. E se você tiver alguma dúvida sobre o funcionamento do Open Banking, basta entrar em contato com a instituição, por meio dos canais oficiais de atendimento. 

2 – Escolha bancos, operadoras de cartão e instituições de confiança

Se você ganhar uma proposta atraente de um produto ou serviço ofertado por uma instituição que você não conhece, procure informações sobre ela. Em suma, apenas as instituições autorizadas pelo BC podem participar do Open Banking. 

Sendo assim, todas as atividades têm a supervisão do BC. Entretanto, o BC cita uma série de regras de segurança digital, que precisam ser seguradas para manter a segurança e a privacidade dos seus clientes. 

3 – Observe o período de duração do compartilhamento das suas informações

O período que você pode compartilhar as suas informações entre as instituições no Open Banking é de até 12 meses. Após isso, o compartilhamento é finalizado, e se você quiser pode autorizar novamente.

Dessa forma, se alguém entrar em contato pedindo autorização para um prazo maior, desconfie. O consentimento é todo feito por meio eletrônico com prazos e finalidades determinadas. 

4. Desconfie de links via e-mail ou de aplicativos de mensagem

Por fim, vale ressaltar que todas as soluções de Open Banking ofertadas pelas instituições, estão dentro do app ou do internet banking de cada uma. Por isso, não faça o download de nenhum programa ou arquivo, sem saber se ele realmente é confiável.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.