Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O dinheiro do auxílio emergencial sumiu do Caixa Tem? Saiba o que fazer

Através do aplicativo Caixa Tem, é possível receber e fazer diversas operações com o FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, com o Auxílio Emergencial de R$ 600 e com o BEm – benefício da redução de salário. Em um primeiro momento, a Caixa Econômica Federal costuma liberar o uso digital por meio do App para o FGTS e auxílio emergencial, e somente depois libera efetivamente para os saques. Entretanto, muitos usuários têm relatado que o dinheiro do auxílio emergencial sumiu do Caixa Tem, sendo que na maioria das vezes, nem foi solicitada nenhuma transferência. Afinal, o que se pode fazer nestes casos?

É provável que você também goste:

Quanto rende a poupança com a Taxa Selic em 2%?

Prefeituras abriram inscrições para novo programa Auxílio Natalino pelo WhatsApp?

Novo Serasa Score: saiba o motivo da sua pontuação aumentar ou diminuir.

Primeiramente, cabe ressaltar que no caso do FGTS e do auxílio emergencial, existem dois calendários distintos, um deles para o uso digital e outro para o saque em espécie.

Uso Digital

A primeira liberação da Poupança Social Digital, por meio do Caixa Tem, é exclusivamente para o Uso Digital, sendo que o valor pode ser utilizado apenas para pagamento de boletos, pagamento de contas de serviços (como luz e água) e também para uso de um cartão de débito virtual da Caixa para compras online. Cabe ressaltar que o cartão virtual deve ser gerado no próprio aplicativo Caixa Tem.

Saques em espécie

Na fase dos saques, passa a ser possível solicitar o saque em espécie nas agências da Caixa e fazer transferência para outros bancos.

App Caixa Tem irrita usuários

O aplicativo vem irritando os usuários ao longo dos meses pela dificuldade de uso e de longas esperas na Sala de Espera Virtual. Em dias úteis e nos horários mais acessados, é praticamente impossível acessar o aplicativo.

Para contornar este problema, alguns usuários optaram em usar outras instituições financeiras para movimentar o dinheiro que ficaria por mais tempo no aplicativo da estatal. A possibilidade de transferir este dinheiro, possibilita o uso em espécie antes das datas de liberação pela Caixa Econômica Federal.

Como depositar nos bancos digitais e fintechs

Os depósitos podem ser feitos em algumas instituições digitais, como o Nubank, PicPay e Mercado Pago, através de transferências e pagamento de boletos. Dessa forma, muitos beneficiários conseguiram transferir o seu dinheiro.

Todavia, uma falha recente no sistema da Caixa, fez com que um valor superior a R$ 600 fosse debitado do Caixa Tem. Com isso, muitas pessoas receberam um valor acima do permitido. Isso aconteceu com o PicPay e com o Nubank, que passaram a devolver o dinheiro para a Caixa. O Nubank, por sua vez, constatou que haviam vários boletos duplicados, e suspendeu as transferências.

A Caixa nega que tenham ocorrido falhas no sistema interno do banco. Confira a nota oficial da Caixa Econômica Federal:

“A CAIXA informa que, acerca de relatos de intercorrências em pagamentos e transferências do CAIXA Tem para fintechs, não foram identificadas falhas nos sistemas internos do banco.

Apenas nesta quarta-feira (8), já foram realizados com sucesso mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual, e processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança da CAIXA.”

Por que o seu dinheiro sumiu do Caixa Tem?

Entretanto, se o seu dinheiro sumiu o Caixa Tem, a hipótese mais provável é que o valor tenha sido transferido para a conta de outro banco. Ou seja, se você recebeu a primeira parcela diretamente em contas de pagamento ou conta-corrente de outros bancos, se tiver qualquer valor de saldo disponível na Poupança Social Digital da Caixa, este valor será automaticamente transferido para esta conta.

Quanto tempo demora essa transação?

A Caixa Econômica Federal tem feito transferências via DOC, que pode levar um dia útil ou mais para ser processado. Dessa forma, se você teve conhecimento desta operação neste final de semana, o mais provável é que o valor entre na sua conta de outros bancos ou fintechs até a próxima segunda-feira.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Brenda Rocha via shutterstock