Quanto rende a poupança com a Taxa Selic em 2%?

0

Neste ano, os brasileiros viram seu dinheiro render cada vez menos na poupança. O principal motivo foi a redução da Taxa Selic. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu, em agosto de 2020, reduzir a taxa Selic de 2,25% para 2%. No final de outubro, a nova reunião do comitê não alterou estes valores. Com base nisso, te ajudamos a calcular quanto rende a poupança com a Taxa Selic em 2%.

É provável que você também goste:

Santander aposenta Cartão Free e lança o novo Santander SX Visa Gold

Caixa (CEF) fora do ar: clientes não conseguem sacar e usar o cartão

Confira 6 dicas para aumentar o limite do Nubank (TESTADAS)

5 dicas de cartões de crédito para quem tem score médio

O que é a Taxa Selic?

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Desta forma, ela é, basicamente, a taxa de juros básica da economia brasileira. Ou seja, ela influencia todas as demais taxas de juros do Brasil.

Como funciona o rendimento da poupança?

Por definição, se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial. Com a Selic a 2%, a poupança deve pagar cada vez menos. Isso porque, quanto menor a Selic, menor será o rendimento da poupança.

Como calcular quanto rende a poupança?

Para realizar o cálculo anual, é necessário primeiro obter o quanto significa 70% da Taxa Selic. Após, você precisa somar o seu valor investido mais esta porcentagem.

Por exemplo, ao investir R$ 1 mil na poupança com uma taxa Selic de 2%, seu dinheiro deve render cerca de R$ 14 em um ano. Conforme explicamos, o rendimento da poupança, com essa Selic, é de cerca de 1,4% ao ano – ou seja, os 70% da taxa – e, ao mês, isso significa aproximadamente 0,12%.

Vale ressaltar, contudo, que ao deixar o seu dinheiro investido por mais tempo na poupança, ele vai render mais.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Jantanee Runpranomkorn/shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar